Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur

Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCentro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Interiores, VigaCentro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Interiores, Tijolo, VigaCentro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Grupo Edisur
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  251
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cerro Negro, Holcim, Lucciola, Trimble Navigation, WindPlex, ferrum
  • Arquitetos Responsáveis: Agustin Aguirre Caudana, Alejandro Mur
  • Direção Técnica: Juan Ruiz Orrico
  • Paisagismo: Marcelo Calsina
  • Colaboradores: Catalina Parodi, Pía Recabarren
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Gonzalo Viramonte

Papel Urbano no Setor de Intervenção. Local / Situação: A obra está localizada em um tecido urbano jovem (San Ignacio) nos arredores da cidade de Córdoba, Argentina. Um setor periférico, onde as atividades do tipo produtivo e industrial há muito eram preponderantes. O Centro Comunitário San Ignacio é uma instalação que surge da ação privada em um terreno público. Esta obra de arquitetura está sob gestão e operação exclusiva da comunidade do bairro onde está inserida. O principal objetivo do edifício é ativar diversos processos intangíveis e de socialização que a comunidade pretende desenvolver. A resolução do edifício transmite aos seus habitantes a necessidade de convocar e fazer parte das tomadas de decisão que transformam e gerem o território. Essa ação não tem outro objetivo senão fortalecer laços e desenvolver ferramentas para enfrentar os desafios da comunidade.

Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Exterior, Janela, Viga, Fachada, Pilar
© Gonzalo Viramonte
Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Interiores, Viga
© Gonzalo Viramonte

A localização deste CC é considerada fundamental, pois garante condições de proximidade (disposição equidistante dentro do bairro), acessibilidade e identificação por parte dos residentes. O imóvel que o contém está disposto numa via principal (com previsão de passagem de transportes colectivos), em frente a uma Rotunda e um Bairro Escala Plaza, sistematizando os Espaços Públicos. A ação física no território busca a empatia com a pré-existência. A ligação com a paisagem onde está implantado materializa-se a partir da concepção de um elemento com características horizontais no estilo “armazém industrial” que termina num elemento de preponderância vertical em memória das antigas infraestruturas previstas para o abastecimento do serviço de água ao setor (tanques em altura). Este marco pretende ser um elemento de referência para a comunidade, considerando-a como ponto de encontro ou ponto de partida. 

Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Gonzalo Viramonte
Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Imagem 24 de 28
Planta
Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Imagem 25 de 28
Cortes
Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga
© Gonzalo Viramonte

Passagem do Recreativo para o Representante. Programa: Este CC é pensado como um suporte físico que deve atender ao processo evolutivo da comunidade em que está inserido. Uma comunidade que nasce da comercialização e desenvolvimento de um empreendimento imobiliário e que ao longo do tempo, por meio de diversas ações, torna-se mais um território, dentro da Cidade de Córdoba, autogerido por seus vizinhos. Tipologicamente, o Edifício é concebido como uma nave interrompida por um vazio, um espaço semi-coberto que funciona como um fole entre dois setores cobertos. Cada uma delas prevê inicialmente duas atividades, uma central de monitoramento com um escritório para a administração da Urbanização e outra maior para recreação e entretenimento de seus vizinhos.

Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Gonzalo Viramonte
Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Gonzalo Viramonte

A relação entre o exterior e o interior do CC procura ser próxima, através da disposição de áreas cobertas, semi-cobertas e descobertas. Os espaços intermédios (galerias ou pérgulas) desempenham um papel preponderante na expansão da atividade, bem como na proteção do clima. As áreas descobertas funcionam como vazios à espera do uso e apropriação pelos moradores em escala massiva, espontânea e de vizinhança. Embora o Edifício se disponha no terreno de forma isenta, a relação com o seu acesso principal apresenta-se como algo ornamental com uma forte conotação introvertida. Na área de expansão mostra-se como um edifício "generoso" que dá origem a poder experimentar a intimidade desde o exterior, a partir de uma abertura total.

Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur - Fotografia de Exterior, Janela
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Córdoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário San Ignacio / Grupo Edisur" [Centro comunitario San Ignacio / Grupo Edisur] 25 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985578/centro-comunitario-san-ignacio-grupo-edisur> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.