Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects

Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Exterior, FlorestaMuseu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, JardimMuseu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de InterioresMuseu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Interiores, Arco, Arcada, PilarMuseu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Mais Imagens+ 27

Kunming, China
  • Arquitetos Responsáveis: Xiong Yang
  • Equipe De Projeto: Rongqing Nie, Mengya Yang, Han Pu, Ling Zhang
  • Consultoria Estrutural: Zhenyu Li
  • Cliente: OCT (Yunnan), Zeng Xiaolian Museum of Art
  • Cidade: Kunming
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Interiores, Iluminação, Janela, Arco
Entrada do salão de exposições nº 3. Imagem © 小野工作室

Descrição enviada pela equipe de projeto. A World Horticultural Exposition foi realizada na “cidade primaveril” de Kunming em 1999, sob o tema “Homem e Natureza – Marchando para o Século XXI”. A Expo 99 teve um impacto profundo e duradouro no crescimento de Kunming como cidade e no desenvolvimento da indústria e do turismo na província de Yunnan, permanecendo como uma memória inesquecível para roda uma geração de Kunmingers. Vinte e dois anos depois, a 15ª Conferência da Biodiversidade da ONU (COP15) está sendo realizada em Kunming. Nesta ocasião, a Contemporary Gallery Kunming selecionou um local vago dentro do World Horticultural Expo Garden original para um projeto de revitalização artística, construindo um pequeno museu dedicado à arte de Zeng Xiaolian, um ilustrador científico de longa data do Kunming Institute of Botany, Academia Chinesa de Ciências.

Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Imagem 25 de 32
Planta - SItuação. Imagem Cortesia de Elepheno Architects
Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
Local original. Imagem Cortesia de Elepheno Architects
Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Exterior, Floresta
Fachada Lateral. Imagem © Ce Wang

O projeto está localizado no lado norte da Expo Gardens Friendship Road, nos antigos jardins do Paquistão e do Vietnã. A concepção do museu começou pensando em como conceber a “preexistência” do local. Embora grande parte da arquitetura da exposição tenha como objetivo se afastar do ambiente e do contexto cultural circundante, nossa primeira impressão dos jardins foi bastante vívida: pisar os tijolos vermelhos desgastados, tocar as rachaduras no mármore, ver as sombras das colunas e as árvores projetadas pela poderosa luz do sol. Esta riqueza é o resultado de um longo período de crescimento natural, que conferiu ao local um sentido de memória histórica.

Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Exterior
Jardim. Imagem © 小野工作室
Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
Entrada Jardim. Imagem © Ce Wang

Definimos “preexistência” como a preservação e persistência do “novo patrimônio”: o conteúdo anterior como um elo histórico permanece legível, enquanto o conteúdo recém-escrito torna-se uma nova camada em uma peça de papel vegetal sobre o original — antigo e novo são cuidadosamente sobrepostos juntos, passado e presente conectados, mas não interferindo mutuamente um no outro. A estrutura de aço atendeu à necessidade de construção rápida, ao mesmo tempo em que minimizava o impacto no meio ambiente. Nenhuma árvore foi retirada, enquanto o volume original ao ar livre, as placas de pedra, corrimão de mármore, nichos de parede e bancos de pedra do pavilhão do Paquistão foram preservados em sua totalidade e integrados ao museu.

Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Interiores
Sala de vidro do salão de exposições nº 1. Imagem © 小野工作室
Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
Salão de exposições nº 2 e nº 3. Imagem © Ce Wang

Tijolos vermelhos são usados no interior e estendidos para o exterior como materiais no piso. As aberturas voltadas para o pátio são desenhadas com moderação entre as pinturas, e a fronteira entre o interior e o exterior é esfumaçada. Simultaneamente, os visitantes percorrem o espaço interior, exterior e semi-exterior enquanto visitam e observam as obras.

Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Interiores, Arcada, Pilar, Arco
Interior do salão de exposições nº 3. Imagem © 小野工作室
Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Interiores
Janela redonda do salão de exposições nº 3. Imagem © 小野工作室

Enquanto a maioria das paredes surge do chão, as deste museu estão penduradas na estrutura de aço. As partes inferiores precisam ser minimamente conectadas e fixadas no solo, evitando a escavação de fundações ou vigas de baldrame. As curvas e interseções dessas paredes suspensas leves formam os ricos espaços internos e externos.

Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Interiores
Nicho original. Imagem © Ce Wang
Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Interiores, Tijolo
Trilho original e nicho. Imagem © Ce Wang

A galeria de arte original parece uma entidade flutuante, com seu limite esfumaçado. Nela surge uma nova aresta que abstrai e filtra o entorno natural, além de gerar camadas entre a vegetação primitiva e o novo desenho paisagístico, para que as pessoas possam até mesmo transitar dentro das duas estruturas. A sombra é desmantelada pela cortina e projetada na parede, não fica claro se é uma folha ou um galho. É a presença do meio que traduz a luz do sol, as árvores, o vento e o tempo, e esta é uma pintura estética que só pertence a esta cena.

Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
Jardim. Imagem © 小野工作室

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:World Horti-Expo Garden, Kunming, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte Zeng Xiaolian / Elepheno Architects" [Zeng Xiaolian Museum of Art / Elepheno Architects] 19 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985488/museu-de-arte-zeng-xiaolian-elepheno-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.