Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects

Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Marcela Grassi

Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de ExteriorCasa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada, Jardim, CorrimãoCasa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior, Escada, Orla, Tijolo, JardimCasa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior, JardimCasa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Mais Imagens+ 37

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  455
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcela Grassi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alurei, Canteras Valsán, Ceràmica Cumella, Desanco, Drim Nature Engineering, Estructures Metàl·liques Quintana, Muroxs, Rubau Tarrés, Serralleria Belluch, Simo Industries, Vivers Ter
  • Arquitetos Responsáveis: Relja Ferusic Manusev, Carles Sala Roig
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior
© Marcela Grassi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Feliz é uma residência unifamiliar que fica na encosta de Aiguablava, em Begur (Girona), com vista para a enseada natural. O projeto arquitetônico é baseado em critérios de integração e sustentabilidade com seu entorno imediato, buscando uma continuidade com o terreno e a paisagem a partir de um conceito de máxima eficiência energética e baixa emissão de carbono.

Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior
© Marcela Grassi
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Fachada, Corrimão
© Marcela Grassi
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Marcela Grassi

O edifício adota como cota de coroamento o nível da rua de acesso e dá continuidade à paisagem por meio de um telhado verde que cria uma descida suve para passar pelos diferentes níveis do terreno. Trata-se de uma rota a pé, na qual as vistas da enseada e da vegetação autóctone acompanham o transeunte até a porta de acesso da casa, circundando um pátio situado no coração do projeto.

Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela
© Marcela Grassi
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
© Marcela Grassi
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cama
© Marcela Grassi

Este jogo de níveis se traduz em uma sequência de seções variáveis, que combina e contrasta o caráter de cada um de seus dois pavimentos. O acesso é feito pelo primeiro andar, através de um espaço envidraçado com vista para Aiguablava, do qual uma escada desce por um espaço de pé direito duplo até o térreo.

Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior
© Marcela Grassi

Por um lado, acomoda usos diurnos, e está parcialmente semi-enterrado no terreno, combinando o caráter maciço e tectônico de um sistema de paredes e pilares de concreto com a transparência de grandes janelas envidraçadas. Desta forma, o projeto enquadra as vistas mais singulares sobre a enseada, além de buscar a continuidade com o terreno, a paisagem e o terraço coberto através do balanço do andar superior. Enquanto sua conexão com o terreno regula a temperatura da casa através do efeito da inércia térmica, o beiral sobre o terraço evita que a luz direta do sol incida diretamente sobre o vidro para torná-lo mais agradável e eficiente. O programa se dispõe ao redor do pátio central, que permite a entrada do sol no meio da tarde enquanto promove a ventilação natural da casa através do efeito chaminé.

Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior
© Marcela Grassi
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Marcela Grassi
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Imagem 37 de 42
Planta - Térreo
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior, Escada, Jardim
© Marcela Grassi

Do outro lado, uma estrutura de treliça de aço muito mais leve repousa sobre a estrutura de concreto, voando como uma ponte sobre o terraço e elevando o programa noturno até o primeiro andar. Se o pavimento inferior desfaz o limite entre o interior e o exterior, o segundo, por sua vez, é mais íntimo e coberto com uma pele de cerâmica permeável. Uma peça projetada em conjunto com Ceràmica Cumella estabelece ritmos diferentes ao longo da última camada da fachada ventilada, permitindo que a câmara interna ventile enquanto varia o gradiente de luz e a vista sobre os ambientes. Um acabamento duplo significa que, dependendo da direção em que se olha para o edifício, pode-se perceber ou a cor mate, natural da cerâmica ou a cor turquesa suave do esmalte. Ou ainda, a cor natural da terra, ou a cor do mar, do céu e do entorno. E acima da casa, o telhado verde isola e aclimata seu interior de uma forma amigável e natural.

Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior
© Marcela Grassi
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior, Escada, Orla, Tijolo, Jardim
© Marcela Grassi
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Imagem 39 de 42
Cortes
Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada, Jardim, Corrimão
© Marcela Grassi

O projeto arquitetônico da Casa Feliz Begur busca coerência formal e construtiva para essa casa unifamiliar em favor da eficiência, sustentabilidade, responsabilidade com o lugar, assim como a integração paisagística, em um ambiente tão sensível quanto a enseada de Aiguablava.

Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects - Fotografia de Exterior
© Marcela Grassi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Feliz em Begur / SALA FERUSIC Architects" [Casa Happy House en Begur / SALA FERUSIC Architects] 20 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985467/casa-feliz-em-begur-sala-ferusic-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.