- Área: 6 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Ziye Huang, Yuchen Xing
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cabine móvel de trabalho foi concluída em meados do verão de 2021. O módulo espacial multifuncional pré-fabricado foi projetado pelos membros do destacamento Songxi do Campo de Revitalização Rural, pela Escola de Arquitetura e Planejamento Urbano, pela Universidade de Nanjing, e construído em conjunto pelos membros do destacamento, especialistas de fábrica e moradores locais no acampamento de verão Songxi Printmaking na cidade de Nanping, província de Fujian. É a primeira obra arquitetônica completa projetada, acompanhada e construída no local por estudantes desde a sexta fase do Campo de Revitalização Rural, que será um novo ponto de partida.
O corpo principal da cabine é feito de bambu laminado colado industrializado com usabilidade e ecologia, formado pela lógica de "moldura e parede". Os elementos do bambu (colunas e vigas) da estrutura principal são pré-fabricados na fábrica, e os furos são previstos. As junções e parafusos de aço correspondentes são utilizados para montagem e fixação no local. Toda a construção é muito simples, com apenas uma chave-inglesa e as próprias mãos, aldeões não treinados e crianças podem participar do processo de construção.
Como um dispositivo móvel, adaptável e extensível de espaço público, o projeto e a produção da cabine de trabalho seguem o princípio da personalização. Com base na estrutura principal inalterada, o módulo oferece aos usuários diferentes tipos de opções de paredes funcionais. Os principais materiais da parede são a placa de luz solar e a placa de bambu, sendo que cada parede tem diferentes graus de abertura (fixa, semi-aberta, totalmente articulada) de acordo com suas configurações de função. Portas, janelas, armários de estandes de exposição e móveis dobráveis também podem ser combinados conforme as necessidades reais para obter os produtos finais.
A cabine de trabalho foi construída em uma escola primária abandonada no vilarejo de Xiangxi, no condado de Songxi. Não é apenas um lugar para os aldeões descansarem e as crianças brincarem, mas também uma vitrine para a divulgação das artes e da cultura. O local abriga feiras do templo relacionadas à gravura Songxi, envolvendo exposição, venda, trabalho, visualização e outras funções. Portanto, o produto final é composto por uma "parede de venda", uma "parede de experiência" e duas "vitrines". Esta é a primeira cabine de trabalho que construímos e sua principal tarefa é atuar como um recipiente para a arte gráfica e atividades culturais na escola primária abandonada. Da próxima vez, ela aparecerá em outros vilarejos, testemunhando novas possibilidades.