Pré-Escola / EBBA

Pré-Escola / EBBA - Fotografia de Exterior
© Lorenzo Zandri

Pré-Escola / EBBA - Fotografia de ExteriorPré-Escola / EBBA - Fotografia de InterioresPré-Escola / EBBA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, VigaPré-Escola / EBBA - Fotografia de InterioresPré-Escola / EBBA - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: EBBA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorenzo Zandri
Pré-Escola / EBBA - Fotografia de Exterior
© Lorenzo Zandri

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este modesto edifício de um pavimento, construído na década de 1870 como parte do maior hospital infantil de Manchester, foi ocupado por um berçário infantil quando a propriedade foi vendida e reformada para criar 300 vagas. Os dois únicos edifícios históricos restantes eram o hospital principal e este alojamento, que era usado principalmente como portaria.

Pré-Escola / EBBA - Imagem 12 de 13
Planta
Pré-Escola / EBBA - Imagem 11 de 13
Planta

Devido ao sucesso do berçário, bem como às questões mais amplas relacionadas aos cuidados, o cliente decidiu ampliar e reformar. O escritório EBBA foi comissionado após um processo de concurso fechado para projetar uma ampliação significativa a fim de proporcionar um espaço muito necessário para o ensino e para a equipe de funcionários.

Pré-Escola / EBBA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Lorenzo Zandri
Pré-Escola / EBBA - Fotografia de Interiores
© Lorenzo Zandri

Lidar com um edifício existente e os desafios de suas reformas anteriores é um cenário que cria limitações e, ao mesmo tempo, oportunidades. A arquitetura original é humilde e despretensiosa, a não ser por duas de suas fachadas, tentativas de uma imagem mais madura para a rua. Ambas têm baias projetadas com lintéis de pedra modestamente decorados e janelas arqueadas em tijolo. A forma da nova construção é uma tentativa lúdica de amarrar o projeto ao caráter local, dominado por casas isoladas nos terrenos e telhados com forte inclinação, ao mesmo tempo em que se pretende criar uma forma parecida com a de uma cabana ou tenda, com a qual as crianças poderiam se relacionar. A forma da planta é definida pelo perímetro do edifício, e por alguns pontos de afastamento para respeitar a proeminência das janelas da estrutura existente.

Pré-Escola / EBBA - Fotografia de Interiores
© Lorenzo Zandri
Pré-Escola / EBBA - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Lorenzo Zandri

A extensão é uma adição contemporânea que complementa o todo e ao mesmo tempo o amarra ao contexto do entorno. A forte faixa criada pelos diferentes processos de coloração no revestimento ajuda a dar uma aparência suave e faz referência aos detalhes mais escuros do tijolo ao redor do edifício existente. A intenção da arquitetura era tentar expressar uma compreensão de que os edifícios modernos são feitos de camadas, definindo claramente os revestimentos e os planos descascados para revelar a construção interna. Da mesma forma, os detalhes em torno de janelas e vãos criam a aparência de um sistema de construção de fácil apreensão.

Pré-Escola / EBBA - Fotografia de Interiores
© Lorenzo Zandri
Pré-Escola / EBBA - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Lorenzo Zandri

Em termos espaciais, a planta oferece um grande novo espaço de ensino para os alunos dos primeiros anos, escalonado como três salas dentro de uma sala, cada uma ficando incrementalmente maior. Os pés direitos altos se elevam com o tom do telhado para criar um ambiente de aprendizado arejado e animador. Janelas grandes e baixas permitem vistas para fora para as crianças, e grandes nichos são espaços para subir e brincar.

Pré-Escola / EBBA - Imagem 10 de 13
© Lorenzo Zandri

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Manchester, Manchester, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pré-Escola / EBBA" [Pre-School / EBBA] 14 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985356/pre-escola-ebba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.