Casa Barajas / Nomic

Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Exterior, Cadeira, Fachada, Jardim, Pátio, Aido
© Ariel Serrano

Casa Barajas / Nomic - Fotografia de ExteriorCasa Barajas / Nomic - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Barajas / Nomic - Fotografia de ExteriorCasa Barajas / Nomic - Fotografia de Interiores, ArcoCasa Barajas / Nomic - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Nomic
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  43
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ariel Serrano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dica, Eb Tecnica, Holcim, Philips, Solvex
  • Arquiteto Responsável: Jose Enrique Méndez Gudiño
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Exterior
© Ariel Serrano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos limites de San Ignacio, Nayarit, México, o escritório teve a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento dessa casa. Em um local onde a autoconstrução é significado de tradição, buscar uma integração adequada com o contexto e com a familiaridade do povo torna-se complexo devido à variedade de costumes.

Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Exterior
© Ariel Serrano

O roteiro principal para a casa foi criar um jardim contínuo em torno dos espaços que segue o ritmo infantil da pequena Nicky. Esses jardins também estão dispostos de forma a iluminar e ventilar os espaços nos dias quentes. Cada corredor possui um caráter personalizado e cada curva no pátio contínuo comunica uma atmosfera diferente.

Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Viga
© Ariel Serrano

Todos os espaços se conectam a um jardim em um esforço de estendê-los na linha tênue entre exterior e interior. A cozinha, sala de estar e sala de jantar são unidas no mesmo ambiente que sela seu caráter com a luz zenital do pátio central. Esta configuração oferece uma sensação de amplitude aos reduzidos 43 m2 da casa.

Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Interiores, Janela
© Ariel Serrano
Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Jardim, Aido
© Ariel Serrano

Os espaços íntimos localizam-se na porção posterior do terreno, em um volume que atravessa o projeto com aberturas cujo ritmo contribui para distorcer a simetria geral da casa.

Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Ariel Serrano
Casa Barajas / Nomic - Imagem 19 de 19
Axonométrica 2
Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Exterior
© Ariel Serrano

A materialidade do projeto coopera com o ambiente autoconstruído da região: concreto aparente, em blocos e elementos metálicos. A construção de Barajas foi um processo colaborativo com fornecedores e mão de obra locais que contribuíram com sua experiência em soluções construtivas durante e após sua entrega.

Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Interiores, Janela
© Ariel Serrano
Casa Barajas / Nomic - Imagem 16 de 19
Planta
Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Interiores, Arco
© Ariel Serrano

Parte do limite perimetral é composto por painéis metálicos expandidos e muros feitos com blocos de concreto como solução para as extremidades voltadas às janelas dos vizinhos. Os painéis também permitem a circulação do ar, bem como uma agradável transparência para o exterior onde o rio e a impressionante vegetação selvagem se encontram.

Casa Barajas / Nomic - Fotografia de Exterior, Janela
© Ariel Serrano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Barajas / Nomic" [Casa Barajas / Nomic] 15 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985275/casa-barajas-nomic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.