Espaço SERtão Portinari / Nildo José

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de InterioresEspaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores, Sala de EstarEspaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores, DormitórioEspaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores, CozinhaEspaço SERtão Portinari / Nildo José - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Nildo José
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  +55 Design, Alan Moraes, Arquivo Contemporâneo, Bertolucci, Casa Atica, Deca, Dom Daqui, Dpot, Duratex, Estúdio Orth, Etel, Jocal Estofados, Luminata, Mobília Tempo, Mont Blanc, Ornare, Phenícia, Portinari, Roberta Banqueri, Ronald Sasson, +5
  • Obra: GTM
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Logo na entrada no Sertão Portinari, os visitantes passarão por um pórtico revestido com a lastra Grand Metal. Uma escolha imponente para adentrar no espaço que valoriza os tons terrosos. A escolha das cores foi inspirada em uma paleta de tons própria presente nas obras do maior artista plástico brasileiro. A chegada apresenta rusticidade, elegância e encantamento. Um elemento reflete o ar da região sertaneja, com um grande Mandacarú que dá as boas-vindas.

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Sob uma iluminação intimista que acolhe, o piso de todo o espaço é revestido com a coleção Boulevard e confere ao chão um aspecto de terra batida. Nesta paleta de cores predominantemente em tons terrosos, o monocromático é quebrado com um toque de alegria no azul do porcelanato Acqua, que representa o céu e a água. É na promessa das chuvas que se cristaliza a fé do sertanejo. Viver a arte de viver a vida é ir além do óbvio, é enxergar com sensibilidade a beleza nos detalhes. Um olhar para a arte no dia a dia e, até mesmo, um sertão colorido e cheio de vida.

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores, Mesa
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O projeto poetizado por Nildo José, traz ambientes integrados e fluidos, tendo como conceito principal a brasilidade. Com um olhar para interiores acolhedores, com menos itens e uma estética suave e fluída, é possível encontrar o equilíbrio entre as formas orgânicas e linhas retas. 

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Um brise formado pelos bricks Senses Decor, contorna todo o ambiente, e faz referência ao sistema construtivo da taipa: o uso do barro e da madeira criando paredes. Essa relação cria um efeito inusitado entre a rusticidade do Sertão e a elegância da proposta inovadora na disposição do porcelanato. Ainda valorizando a versatilidade dos porcelanatos da Portinari, a mesa do home office e a bancada da cozinha, exploram a grandeza da lastra Gran Metal. Com marcenaria da Ornare, a bancada central com detalhes em palha serve de estação para cozinhar e, ao mesmo tempo, compartilhar bons momentos.

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Denilson Machado – MCA Estúdio

No centro do espaço há uma ilha circular que divide as funções da casa, onde de um lado se encontra um bar e uma lareira, formando um lounge, e do outro, uma parte da estrutura serve para a sala de banho. O minimalismo presente nesta relação entre o interior e o exterior, revela um lado profundamente artístico e moderno e outro que não abre mão da funcionalidade e da elegância. A sala de banho conta com vidros e um espelho da Silvestre Vidros, e que faz conexão com o quarto. Nele, a Cama Dobra, da Wentz Design, formam um espaço de conforto e relaxamento.

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O ambiente é composto por living, lounge, cozinha, sala de jantar e suíte máster com home office. Na cozinha e área de banho, destaque para louças e metais Deca. No teto e paredes, Nildo usou revestimentos Duratex no padrão Nogueira Venêto, um redesign das clássicas nogueiras italianas, que harmonizam a tradição e o contemporâneo.

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Fachada, Cadeira, Viga
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Na área social, a sala de jantar e o espaço gourmet evidenciam uma mesa retangular, produzida pela Sandra Ortho Esculturas, com design especial do arquiteto para a CASACOR e cadeiras Bambolê, da +55 Design, completam a produção. No teto do living, uma grande luminária garante um ar mais despojado para o ambiente que também ganhou o imponente Sofá Abapo, de Roberta Banqueri.

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Imagem 15 de 17
Planta

O espaço conta com curadoria de mobiliário que permeia entre designers consagrados e novos como, por exemplo, as Poltronas Paraty, assinada por Sério Rodrigues; Poltrona Kanga, de Ricardo Van Steen; poltronas Ondine, por Jorge Zalszupin; Poltrona Cordial, por Victor Vasconcelos; Poltronas MP97, por Percival Lafer; entre muitos outros já citados.

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio

A tecnologia também está presente na instalação. Durante toda a mostra, projetores trazem imagens reais de terra rachada, e sons da água da chuva corrente e crianças correndo pelas poças, vivendo essa atmosfera de pureza e alegria. A trilha sonora também ambienta a aura do sertão, com referências às rezadeiras, sanfonas e outros elementos mágicos da região.

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Para finalizar, a obra de arte central do espaço é denominada de “Os Brasileiros’’, do artista Juraci Dórea. Escultor, pintor, desenhista, fotógrafo, programador visual, ele trabalhou em Feira de Santana e fez com que, gradualmente, sua obra convergisse linguagens visuais contemporâneas com raízes e tradições sertanejas.

Espaço SERtão Portinari / Nildo José - Fotografia de Interiores
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo - SP, 01311-300, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço SERtão Portinari / Nildo José" 08 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985082/espaco-sertao-portinari-nildo-jose> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.