Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates

Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de InterioresCasa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Fachada, VigaCasa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de ExteriorCasa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de ExteriorCasa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos Responsáveis: Tomohiro Hata , Kenichi Yoshimura
  • Engenharia Estrutural: Takashi Manda Structural Design– Takashi Manda , Sou Dou
  • Construtora: Shelter – Koji Endo
  • Arquitetos Paisagistas: Ishi Landscape – Takanobu Ishii
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Arco
© Toshiyuki Yano

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa em Koyoen, localizada na província de Hyogo, no Japão, é cercada por uma paisagem de muros de contenção complexos e caminhos sinuosos criados em uma encosta e entrelaçados com o bairro. O local também contém vários muros de arrimo de origem desconhecida e escadas que parecem rastros de animais, dando a impressão de que este terreno faz parte do espaço de transição da cidade, e que no passado era um local onde os caminhos atravessavam os muros de arrimo. A partir desta situação, refletimos sobre a forma como uma casa deve se integrar e se conectar com o fluxo da cidade, tendo como guia as ruas do passado ou do presente. Pensávamos que, desta forma, a casa estaria ligada à imagem da cidade, e o espaço percebido não se limitaria à casa, mas se expandiria para a urbe.

Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores
© Toshiyuki Yano
Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Imagem 28 de 33
Planta
Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Viga
© Toshiyuki Yano

Quando examinamos a estrada atual que leva ao terreno, descobrimos que se tratava de uma rua estreita com cerca de 2 metros de largura e várias curvas, impossibilitando o transporte de materiais de construção. Portanto, começamos considerando um método que pudesse ser transportado e montado manualmente. Focamos no arco como uma forma que possibilita grandes vãos combinando pequenas peças. Na cultura da madeira e da propensão aos terremotos, nos perguntamos se essa forma poderia ser montada usando madeira e transformada em alvenaria.

Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Fachada, Viga
© Toshiyuki Yano
Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Imagem 32 de 33
Diagrama - Processo
Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores
© Toshiyuki Yano

Apostamos no material LVL ou madeira microlaminada (Laminated Veneer Lumber), que pode ser desmontada e montada em peças pequenas e leves. Com ela concebemos um mecanismo que permite fácil transporte e montagem artesanal criando um arco com seis peças LVL de 30mm de espessura. Elas são cortadas usando laser, para posteriormente serem empilhadas e conectadas deslocando suas posições de junção para que não se sobreponham, resultando em uma estrutura de arco simples feita com pequenas unidades LVL. Este é um sistema primitivo em que apenas as forças de compressão e tensão fluem ao longo do grão da madeira cortada na direção da fibra.

Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Arco, Corrimão
© Toshiyuki Yano
Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga, Arco
© Toshiyuki Yano

Os arcos de madeira criados desta forma são apoiados "costas com costas" e combinados em forma de coluna cruciforme que, por sua vez, se desenvolve em uma estrutura que se estende e se repete.

Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Exterior
© Toshiyuki Yano
Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores
© Toshiyuki Yano

Em seguida, o telhado da estrutura foi estudado e decidiu-se construir uma série de coberturas abobadadas a 45 graus na diagonal da malha de arcos em forma de cruz. Ao fazê-lo, as coordenadas das colunas em forma de cruz e abóbadas diagonais se sobrepõem na parte superior e inferior, criando um fluxo multiaxial que responde ao caminho espiral circundante e, ao mesmo tempo, abre a casa, permitindo que ela se espalhe em diferentes direções.

Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Exterior
© Toshiyuki Yano
Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Imagem 29 de 33
Corte A

A forma da estrutura, que cria um espaço expansivo através da montagem de pequenos componentes, torna-se uma coordenada multiaxial que conecta o fluxo da via e estende o espaço doméstico para a cidade criando uma casa que dialoga com a paisagem de extensas encostas. 

Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores
© Toshiyuki Yano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates" [House In Koyoen / Tomohiro Hata Architect and Associates] 08 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984932/casa-em-koyoen-tomohiro-hata-architect-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.