Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates

Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Exterior, FachadaResidência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga, CadeiraResidência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Janela, Fachada, TerraçoResidência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Viga, JanelaResidência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Mais Imagens+ 31

Kyoto, Japão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  206
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Toshiyuki Yano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Worldfrontier
  • Arquitetos Líderes: Tomohiro Hata, Misato Takagi
  • Engenheiro Estrutural: Takashi Manda Structural Design– Takashi Manda ,Taijiro Kato(ex-staff)
  • Construtor : Arthome Co.,Ltd – Takahisa Kato, Masato Hayashi(consultant), Shigeo Niwa
  • Arquitetos Paisagistas: Sone Zoen Co.,Ltd.- Ayako Sone, Seiji Sogabe
  • Cidade: Kyoto
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Exterior, Fachada
© Toshiyuki Yano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de uma casa em Shimogamo, Kyoto. O local está localizado a oeste do rio Kamo, com vista para o Monte Hiei a leste. A área envolvente é uma mistura de casas tradicionais e casas espaçosas cercadas por muros e cercas vivas. Nos últimos anos, esta área está sendo reconstruída com edifícios de três andares devido à necessidade do uso mais eficiente do solo. Este projeto também é uma resposta ao modo como ocupação do solo está se transformando e à paisagem como sendo uma longa história que se renova periodicamente.

Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Janela, Fachada, Terraço
© Toshiyuki Yano
Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Imagem 34 de 36
Corte A
Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga, Cadeira
© Toshiyuki Yano

Fiquei muito impressionado com a paisagem deste lugar, onde telhados de várias idades e tamanhos se sobrepõem e se misturam com a paisagem montanhosa ao fundo. Tudo isso em um bairro onde casas geminadas, casarões e prédios mais novos convivem em harmonia.

Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Viga, Janela
© Toshiyuki Yano

Por conta disso, eu queria encontrar uma maneira de a arquitetura se conectar e ampliar essa paisagem diversificada de telhados sobrepostos. Não queria um volume empilhado sob um grande telhado, mas uma coleção de pequenos telhados. O volume, que cresce devido ao uso intensivo do solo, é suavizado pela divisão de vários telhados e incorporado à paisagem urbana. Sob cada telhado, cria-se um espaço único e, ao mesmo tempo, surge a relação entre eles.

Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Fachada
© Toshiyuki Yano
Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Imagem 31 de 36
Diagrama
Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores
© Toshiyuki Yano

No térreo, tem-se uma sala de cerimônia do chá, uma sala para crianças e um doma (espaço que constitui o interior de casas japonesas com chão natural) voltado para a rua. Estes espaços estão dispostos com seus próprios telhados, e a sala de cerimônia do chá está ligada ao terraço no pavimento superior, enquanto o quarto das crianças e o doma estão ligados à sala de jantar e ao terraço. No segundo e terceiro andares, a sala de jantar, sala de estar, terraço e sala de observação no último andar estão todos conectados entre si através das coberturas, permitindo a entrada de luz e vento, expandindo o volume de ar e criando um espaço vital que pode ser usado individualmente ou como parte de um todo.

Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Interiores
© Toshiyuki Yano

Desta forma, as partes do espaço caracterizados pela cobertura colidem, derretem e se sobrepõem, criando uma residência com uma variedade de lugares para morar e uma relação de conforto entre eles.

Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Toshiyuki Yano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates" [House In Shimogamo / Tomohiro Hata Architect and Associates] 10 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984930/residencia-em-shimogamo-tomohiro-hata-architect-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.