Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCondomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCondomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCondomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de ExteriorCondomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Mais Imagens+ 13

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1149
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Marmoraria Pedreira, Tijolandia
  • Líder De Projeto: Milena Chieco
  • Arquiteto Responsável: Alesandra Rumi
  • Gestor De Projeto: Brunello Jr
  • Consultor Mep E Hvac: E2 Engenharia
  • Engenheiros De Estrutura: Creativo Engenharia
  • Empreiteiros: KZA Incorporadora
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu da adequação entre os anseios do cliente aos impeditivos que encontramos no local de implantação de projeto.

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Concreto, Janela
© Manuel Sá

Em um terreno arborizado no bairro do Campo Belo São Paulo, precisávamos implantar um condomínio horizontal, com 11 casas de 2 e 3 suítes, e garagem no susbsolo, criando uma linguagem autoral e marcante na região.

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Imagem 11 de 18
Planta - Térreo

O lote de 700m², localizado em uma nobre esquina do bairro, possuía árvores com mais de 70 anos, que deveriam ser preservadas, além de respeitar os recuos exigidos pela legislação, que restringem a implantação a uma determinada mancha reduzida.

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Manuel Sá

Num verdadeiro jogo de quebra-cabeças, conseguimos dispor as casas solicitadas, garantindo a todas um quintal totalmente integrado com seus térreos, como uma ampliação de suas áreas privativas. Nas duas casas de esquina, esses jardins ficam ainda maiores, tomando a forma de “L”.

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Manuel Sá

O pavimento térreo é composto pela circulação de pedestres, integrando a entrada das casas com a portaria principal e as escadas de acesso ao subsolo, que acomoda 2 vagas por unidade e depósito privativo.

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Imagem 13 de 18
Planta - 1º andar

Para evitar qualquer sensação de compartimentação, verticalização e desproporção com a escala humana, optamos por criar uma fachada única, evitando a marcação rítmica das unidades geminadas e, por deixar as paredes externas das casas do térreo num tom mais escuro. Uma janela em fita a separa do volume do 1º andar + solarium, ambos na cor branca. A aplicação de tijolinho à vista foi adotada no intuito de aquecer a cartela de cores.

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Manuel Sá

Este “boulevard” recebeu tratamento paisagístico com vasos e árvores frutíferas, bancos em tora e piso em caco de pedra são tomé branca, fazendo um convite ao uso para os moradores e ampliando a convivência.

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Concreto
© Manuel Sá

A integração do espaço interno das casas com o externo é feito através de grandes portas de correr que proporcionam amplitude, e fazem com que a sala se aproprie de sua área externa o tempo todo, obtendo luz natural, ar fresco, e uma deliciosa vista de seu jardim privativo. Todas as unidades também contam com um Solarium, onde cada proprietário poderá criar sua área de estar, tendo seu pequeno “oásis” privativo, resultando em casas com 3 andares.

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manuel Sá

Na fachada frontal do condomínio o portão em chapa metálica e ripado, torna-se um elemento único para acomodar os acessos de pedestres e veículos e abrigos de medidores de concessionárias, e se destaca no muro rústico de chapisco e futuras com unhas de gato plantadas nos canteiros da calçada.

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Imagem 17 de 18
Axonométrica

A escala do projeto surpreende a vizinhança, acostumada com a grande verticalização das novas construções do bairro, e cria uma paisagem agradável, que contribui para cidade e o meio ambiente.

Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Princesa Isabel, 1471 - Campo Belo - São Paulo - SP - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Condomínio KZA Campo Belo / Porus Arquitetura Contemporanea" 07 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984920/condominio-kza-campo-belo-porus-arquitetura-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.