Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture

Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, OrlaSauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, Orla, JanelaSauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, CadeiraSauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, Orla, FlorestaSauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Mais Imagens+ 15

Derby, Austrália
  • Arquitetos: Licht Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Anjie Blair
  • Arquiteto Responsável: Jason Licht
  • Cidade: Derby
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, Orla
© Anjie Blair

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um lago, em uma pequena cidade do nordeste da Tasmânia, uma sauna flutua.

A cidade de Derby era uma cidade de mineração de estanho em expansão entre as décadas de 1870 e 1940, depois quase se tornou uma cidade fantasma por várias décadas. Agora, abriga as trilhas de mountain bike de nível mundial da Tasmânia. A sauna flutua no Brisei’s Hole, mais carinhosamente conhecido como Lago Derby que se formou por consequências da mineração.

Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, Cerca, Corrimão, Terraço
© Anjie Blair

O projeto é composto por dois pavilhões semelhantes a galpões flutuando em um bote, ligados à margem por uma pequena ponte. Um pavilhão é o vestiário e o outro, a sauna. O conceito foi influenciado por parâmetros fixos do bote e pelo tamanho da vidraça, itens que foram pré-determinados. O processo de projeto testou inúmeras opções de forma, mas continuou voltando à simplicidade das duas empenas e dos materiais, como também o jogo de luz e sombra.

Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Anjie Blair
Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Imagem 18 de 20
Planta
Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Anjie Blair

Deixando seus sapatos na praia e atravessando uma pequena ponte, os hóspedes podem guardar suas bicicletas e se trocar antes de mergulhar no calor da sauna forrada de madeira. Tomando dicas da história contrastante do Derby de ascensão e queda (e, felizmente, ascensão novamente), dois galpões de empena preto e branco ficam silenciosamente contra o pano de fundo dramático de penhascos da pedreira e de uma floresta tropical. As enormes falésias da pedreira ao norte do local bloqueiam a luz solar direta para a sauna até o meio da manhã, criando uma sombra e luz contrastantes dramáticas na face do penhasco, com o sol alto espreitando através das acácias e iluminando a bruma que sempre está presente no lago.

Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, Orla, Janela
© Anjie Blair

A escolha do material reflete sua função. A madeira queimada escuro oferece solidão e privacidade para a sauna. Em contraste, um volume cheio de luz projeta silhuetas sutis dos usuários dentro do revestimento Ampelite.

Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Interiores, Cerca, Corrimão, Terraço
© Anjie Blair
Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Imagem 19 de 20
Corte

O conceito de design focou na experiência sensorial e na progressão da privacidade e isolamento.

- Saindo da terra, a primeira transição é da terra para a água.

- A cerca de ripas de madeira e o portão fornecem uma barreira física, uma vez dentro do perímetro, o usuário sente que entrou em "seu próprio espaço" separado dos trilhos públicos visíveis.

- O vestiário oferece recinto e privacidade para se despir. Uma vez trocado, os usuários podem sentar-se ao sol olhando para o lago, protegidos por um telhado, mas escondidos atrás de uma tela de ripas brancas. Quem passa por perto é visível e é possível ouvir a água batendo no bote que serve como base.

Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Imagem 20 de 20
Elevação
Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, Orla
© Anjie Blair

- A sauna leva você para outro mundo – solidão e reflexão. Dentro da sauna, é tranquilo e a mudança de temperatura é relaxante. Tudo ao lado e atrás é removido e seu foco está apenas no lago. Aqui, os visitantes experimentam uma fuga de suas aventuras radicais de mountain-bike.

- Finalmente, os visitantes podem optar por mergulhar nas águas vivas do Lago Derby.

Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Anjie Blair

Os edifícios flutuam juntos na paisagem, oferecendo uma oportunidade única de isolamento e relaxamento. Uma sauna flutuante é um lugar de quietude e recuperação - mergulhe na paisagem, mergulhe no lago e volte a centrar-se.

Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture - Fotografia de Exterior, Orla, Floresta
© Anjie Blair

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Derby TAS 7264, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sauna flutuante em Derby / Licht Architecture" [Floating Sauna Derby / Licht Architecture] 07 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984913/sauna-flutuante-em-derby-licht-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.