Apartamento M+J / Arq. Simplifica

Apartamento M+J / Arq. Simplifica - Fotografia de Interiores, Madeira, CadeiraApartamento M+J / Arq. Simplifica - Fotografia de Interiores, DormitórioApartamento M+J / Arq. Simplifica - Fotografia de Interiores, JanelaApartamento M+J / Arq. Simplifica - Fotografia de InterioresApartamento M+J / Arq. Simplifica - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Arq. Simplifica
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  26
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yuri Panichi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Eliane, Expresso do Oriente, Portobello, Stella, Tok Stok, Urban Arts, Westwing
  • Interiores: Caroline Maduell, Fernanda Ness
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento M+J / Arq. Simplifica - Fotografia de Interiores, Janela
© Yuri Panichi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro lar, em Porto Alegre/RS, do casal de Engenheiros Micael e Jader, e do pet Pepe! O imóvel possui uma planta que costumamos chamar aqui no escritório de “padrão do habitar contemporâneo”. Chegada quase que pela cozinha, com planta linear e lavanderia na extremidade próxima a iluminação natural. Sala semi integrada a cozinha e corredor que distribui os dormitórios. O desafio deste projeto foi “quebrar” esta ideia de padronização sem grandes intervenções construtivas, já que o imóvel é novo. Para isso, trouxemos dois elementos principais como estratégia, vidro canelado e espelho. Que mesmo usados de forma pontual nos ajudaram a criar sensações de profundidade e surpresas interessantes dentro do espaço óbvio.

Apartamento M+J / Arq. Simplifica - Fotografia de Interiores, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Yuri Panichi
Apartamento M+J / Arq. Simplifica - Fotografia de Interiores, Madeira, Cadeira
© Yuri Panichi

A espessura da parede ao lado da porta de entrada foi suficiente para organizarmos o hall. Dentro desta medida, desenhamos um painel com ganchos e área para calçados. Este painel cria relação com a cozinha sem revelar o espaço, e aqui começa a composição com o vidro canelado, que filtra a iluminação e traz profundidade em um espaço reduzido de chegada. Este mobiliário estende a linguagem compositiva para a cozinha, proporcionando ao lado da geladeira um armário alto de apoio aos itens de jantar, facilitando o uso no dia a dia. Além disso, este ponto também nos ajudou a afastar a área de preparo do visual da sala. Ainda falando da cozinha, o restante dos mobiliários assume linhas puras e tonalidade clara. Um ponto importante no layout, foi eliminar o tanque e levar a máquina de lavar roupas para baixo da janela, desta forma tivemos um ganho de bancada de trabalho.

Apartamento M+J / Arq. Simplifica - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Yuri Panichi

Apartamento M+J / Arq. Simplifica - Fotografia de Interiores
© Yuri Panichi

Na sala, para a parede da tv buscamos também “quebrar” a ideia de tv como elemento principal no ambiente. Por isso, não trouxemos um rack de apoio, desenhamos dois módulos com rodinhas e revestidos com cerâmica, que podem andar pela sala servindo de assento ou mesa. O quadro apoiado no chão, o espelho orgânico que reflete a paisagem, a poltrona estilo “espaguete” próxima a janela, as persianas, a cor verde da parede com a prateleira mimetizada, entre outros, são elementos que compõem o espaço além da função. Acreditamos que a força de um projeto bem elaborado está na capacidade abraçar os movimentos da vida cotidiana. O projeto não deve ser estático, deve valorizar os vazios e as possibilidades de mudança, por isso tão importante quanto preencher o ambiente é visualizar as oportunidades que podem ser reconhecidas conforme o uso.

Apartamento M+J / Arq. Simplifica - Fotografia de Interiores
© Yuri Panichi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento M+J / Arq. Simplifica" 06 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984770/apartamento-m-plus-j-arq-simplifica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.