Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Walter Salcedo

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de ExteriorCasa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaCasa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Interiores, VigaCasa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Mais Imagens+ 24

El Paraiso, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Walter Salcedo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluar, AutoDesk, IVANAR, Lucciola, Sika
  • Arquitetos Responsáveis: Cintia Colazzo, Adolfo Schlieper
  • Cálculo Estrutural: Matías Hagge
  • Execução Da Obra: Marcelo Donatti
  • Cidade: El Paraiso
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Walter Salcedo

O lugar. O sítio de intervenção está localizado a 180 quilômetros ao norte da cidade de Buenos Aires na Rota 9, no distrito de Ramallo, em uma área denominada El Paraíso. Um lugar marcado pela história, com características peculiares, pois incorpora duas áreas de paisagem: o campo, a planície argentina, estendida a níveis infinitos; e a floresta, o maciço arbóreo que domina grande parte do terreno gerando paisagens arborizadas.

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Walter Salcedo

O lote tem formato irregular, medindo aproximadamente 192 metros de comprimento por 80 metros de largura, com o lado mais curto voltado para a rua. A primeira decisão de projeto foi, dentro do grande lote, localizar a casa. Decidimos posicioná-la na transição entre árvores e planícies para ter vistas voltadas para as duas paisagens dominantes.

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Walter Salcedo

O encargo. Nossos clientes solicitaram uma casa de baixa manutenção, com um amplo espaço de encontro ligado à cozinha e um quarto, onde pudessem passar os finais de semana em contato com a natureza. Além disso, eles desejavam destinar uma grande área do lote para o domínio e treinamento de cavalos.

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Imagem 18 de 29
Croquis

A proposta. A casa foi resolvida como um único volume, com uma proporção fortemente alongada, posicionando a área social em uma extremidade e a área íntima na extremidade oposta, formando assim uma galeria no espaço central, buscando uma relação direta com o exterior.

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Walter Salcedo
Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Walter Salcedo

O aspecto formal da casa não é algo casual, mas responde a essa busca de se relacionar visualmente com a paisagem, razão pela qual os telhados são inclinados e geram essa abertura visual. Além disso, essa inclinação permite que a água da chuva seja coletada, culminando em um terraço verde na laje plana da galeria que divide os dois cômodos principais da casa. O excesso de água, por sua vez, é direcionado para um sistema de queda livre através de calhas em direção a duas piscinas no terraço aberto, que funcionam como bebedouros para os amigos do cliente: os cavalos.

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Walter Salcedo
Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Walter Salcedo

A organização funcional. A entrada faz-se pela galeria semicoberta, com opção de ser totalmente fechada, em direção a dois espaços distintos. Por um lado, a sala de estar-cozinha-jantar, um espaço único com vista direta para o grande bosque na entrada do lote. Por outro, a suíte com ampla vista para a planície. O morador tem uma relação com a natureza em todos os momentos, desde os compartilhados no espaço social da casa, até os mais íntimos no quarto principal.

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Exterior, Viga, Concreto, Janela
© Walter Salcedo
Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Imagem 20 de 29
Planta
Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Imagem 22 de 29
Corte A-A
Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Interiores, Concreto
© Walter Salcedo

A construção. Para materializar a construção utilizou-se o concreto aparente procurando explorar as suas qualidades esculturais e ao mesmo tempo evitar quase por completo as manutenções posteriores na vida útil da casa. O concreto aparente serve como estrutura, fechamento e piso e não possui nenhum tipo de acabamento externo ou interno, respondendo ao carácter estereotômico e telúrico que consideramos para esta casa neste local.

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Walter Salcedo

A proposta estrutural é simples: consiste em lajes apoiadas por paredes divisórias e vigas simples. A laje inclinada permite o rápido escoamento da água da chuva do telhado para as calhas centrais.

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Walter Salcedo

Mobiliário. O equipamento desta casa é resolvido inteiramente em concreto. Isso nos permitiu manter uma linguagem material única mesmo dentro de casa, gerando um todo homogêneo que nos permite destacar certas características de funcionalidade e manutenção exigidas pelo cliente.

Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Walter Salcedo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos" [Casa en El Paraíso / Cintia Colazzo + Adolfo Schlieper Arquitectos] 04 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984672/casa-no-paraiso-cintia-colazzo-plus-adolfo-schlieper-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.