Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Nigel Young

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de ExteriorEdifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, ArcoEdifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Viga, AçoEdifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, PilarEdifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Mais Imagens+ 6

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ombú - um edifício de escritórios transformador para a empresa espanhola de infraestrutura e energia ACCIONA - inaugurou oficialmente. Este projeto de reforma confere uma nova vida a um edifício industrial histórico em Madri, criando um exemplo sustentável de reutilização arquitetônica e revitalizando a área circundante. Com mais de 10.000 metros quadrados de novos escritórios, o projeto unifica uma mistura de terrenos privados e públicos com paisagismo que se estende até a estação adjacente Méndez Álvaro.

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Arco
© Nigel Young

Ombú tem um impacto ecológico de 1,0, ou seja, suas emissões de carbono serão absorvidas pela capacidade atual da Terra. Isso atinge o equilíbrio exigido pelo Acordo de Paris, com seu impacto ambiental compatível com a meta original de +2°C.

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Imagem 11 de 11
Corte

Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster + Partners, afirmou: “Ombú traz um terreno baldio industrial de volta como um novo jardim para a cidade. O clima ameno de Madri permite que os espaços de trabalho sejam tanto externos quanto internos, criando um estilo de vida flexível e desejável. Materiais naturais são trazidos para o edifício existente, contribuindo para criação de espaços biofílicos que são bons para o bem-estar e para a produtividade.”

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Pilar
© Nigel Young

Originalmente construído em 1905 pelo arquiteto Luis de Landecho, o edifício já forneceu energia para as áreas circundantes. Mais tarde, caiu em desuso até que a ACCIONA o adquiriu em 2017, salvando-o da demolição, destino que outras edificações semelhantes na área experimentaram nos últimos anos. O projeto capitaliza a estrutura existente que sustenta as treliças de aço inclinadas. O envoltório do edifício histórico foi mantido para conservar mais de 10.000 toneladas de tijolos originais e mitigar o impacto ambiental.

A estrutura leve inserida dentro do espaço é feita de madeira de origem sustentável vinda de florestas locais e permite flexibilidade espacial, além de integrar iluminação, ventilação e outros serviços. A estrutura de madeira economizará mais de 1.600 toneladas de CO2 e é reciclável e desmontável. Uma claraboia central traz luz natural para o interior, reduzindo a necessidade de iluminação artificial, enquanto o pano envidraçado incorpora tecnologias fotovoltaicas que geram eletricidade.

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Viga, Aço
© Nigel Young

Taba Rasti, sócio sênior e co-diretor do estúdio de Madri, disse: “O novo projeto mantém e aprimora a estrutura de alvenaria original, enquanto atualiza outros aspectos do edifício e prolonga sua vida útil introduzindo novos espaços de trabalho flexíveis - conferindo um legado sustentável para os próximos anos."

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Corrimão
© Nigel Young

Aproveitando o clima ameno de Madri, um novo pátio oferece a opção de trabalhar confortavelmente ao ar livre. Ele se conecta a um grande parque de 12.400 metros quadrados com 350 árvores contendo espaços de trabalho ao ar livre e áreas para reuniões informais protegidas pelas copas verdes. As espécies locais foram cuidadosamente selecionadas para reduzir o consumo de água, que virá de fontes locais. O novo espaço público verde conecta o edifício com a comunidade do entorno e gera um impacto social positivo. Localizado no animado bairro de Arganzuela, Ombú também se beneficia do acesso direto às malhas ferroviárias e rodoviárias, incentivando os colaboradores a se deslocarem em transportes públicos.

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Orla, Janela
© Nigel Young

Um dos projetos mais sustentáveis da Foster + Partners, ele foi apresentado por Chris Trott, diretor de sustentabilidade, na COP26 em Glasgow como um estudo de caso para o World Green Building Council. Com a utilização do conceito de "Pegada Ecológica", o impacto do projeto foi quantificado e melhorado em todos os aspectos; sua emissão de carbono foi medida e controlada. O projeto reduz o carbono incorporado em 25% quando comparado a uma nova construção ao longo de toda a vida útil do projeto, ao mesmo tempo em que permite reformas futuras. A energia operacional é projetada para estar 35% abaixo do esperado.

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Nigel Young

A visão da ACCIONA para o futuro está alinhada com o compromisso da prática de desenvolver soluções de design sob medida que sejam otimizadas para suas operações e para o planeta. Trabalhando em estreita colaboração com a ACCIONA e com os arquitetos colaboradores locais Ortiz León Architects, o escritório abordou a sustentabilidade de forma holística para realizar este projeto único e revitalizar a área circundante.

Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada, Arco
© Nigel Young

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Comercial Ombú / Foster + Partners" [Ombú Office Building / Foster + Partners] 30 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984541/edificio-comercial-ombu-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.