Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo

Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Iluminação
© Isabela Mayer

Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraClínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraClínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Interiores, Sala de EstarClínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de InterioresClínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Mais Imagens+ 17

Itajaí,
  • Arquitetos: Studio Miolo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  189
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Isabela Mayer
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ADDRI ambientes, Deca, Jader Almeida, Korvo Industry, Placo, Tresuno
  • Arquitetos Líderes: Bárbara Fischer, Guilherme Bogo, Francisco Rampanelli
  • Interiores: Bárbara Fischer
  • Arquitetura E Gestão De Obra: Francisco Rampanelli
  • Arquitetura E Interiores: Guilherme Bernardo Bogo
  • Engenharia Civil: Diego Schroeder
  • Luminotécnica: Euler Ganzer Barboza
  • Obra: Sworks
  • Luminotécnico: Studio Concepty
  • Projeto Paisagismo: Grupo Le Notre - Letícia Vieira
  • Execução Paisagismo: Grupo Le Notre - Claudio Saladini
  • Cidade: Itajaí
Mais informaçõesMenos informações
Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Exterior, Fachada
© Isabela Mayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício pré-fabricado que recebeu a reforma para abrigar a clínica está localizado em um importante eixo de conurbação entre duas cidades do litoral norte catarinense, onde é possível identificar o intenso fluxo pendular e a vocação para o segmento de serviços especializados em diferentes áreas do mercado. Já nos primeiros levantamentos foram possíveis identificar que os mesmos pontos favoráveis seriam os grandes desafios de projeto.

Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Interiores
© Isabela Mayer

Como manter a liberdade projetual em uma edificação de estrutura pré-fabricada, além de reduzir os impactos de uma área em transformação (por exemplo, a poluição sonora) bem como ter visibilidade comercial em meio a ao fluxo rápido e à poluição visual publicitária? Partindo do seu próprio uso, identificou-se que a clínica de cirurgia plástica deveria representar, pela sua essência, a clareza dos materiais junto da beleza dos detalhes. Para isso encontrou-se no concreto, na madeira e na pintura branca a maneira mais adequada de traduzir o apelo estético e puro, transformando-se em um respiro em meio ao entorno.

Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Isabela Mayer
Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Imagem 19 de 22
Planta - Baixa
Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Interiores
© Isabela Mayer

Estrutura. Tendo em conta a possível movimentação estrutural dos componentes pré-fabricados existentes e a necessidade de controlar os ruídos provenientes da avenida, propôs-se a criação de uma parede dupla independente. Além de criar um bolsão de ar entre os diferentes materiais para garantir o isolamento acústico adequado, a solução possibilitou apoiar com segurança o sistema de fechamento atual e os revestimentos da fachada propostos.

Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Interiores
© Isabela Mayer

Programa. Trazer parte da antiga percepção da avenida foi uma estratégia fundamental em nossa proposta. Todos os antigos canteiros de vegetação existentes nas edificações vizinhas, deram lugares para inúmeras vagas de estacionamentos. Assim, após negociações com o poder público local foi possível criar sobre a calçada um jardim que além de beneficiar a cidade, contribuiu para o partido arquitetônico. Na fachada o uso das ripas em concreto pigmentado na cor branca, vem com o papel de trazer sofisticação e não competir com o festival de informações da avenida a qual a clínica está inserida.

Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Madeira, Bancada
© Isabela Mayer
Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Isabela Mayer

Desta maneira, o programa inicia a partir deste jardim frontal, onde o cliente é direcionado ao interior da clínica, e como forma de transição visual e sonora, desconecta-se da avenida e acessa a recepção principal. Essa, sem um balcão tradicional de atendimento, é um grande cubo de madeira, com o seu principal uso ao centro: o sofá para espera. Uma experiência totalmente antagônica ao exterior. A partir disso, o layout estabelece uma planta praticamente simétrica em relação ao eixo de circulação ortogonal que liga a recepção ao Solarium. De um lado, foram alocadas as salas mais direcionadas ao cirurgião, do outro, aquelas voltadas aos tratamentos estéticos que a clínica oferece, bem como os apoios técnicos e de serviço. Os tons claros e neutros voltam a predominar em toda a área, até nos mínimos detalhes, como nos acabamentos de maçaneta das portas e rodapé. Já o consultório principal integra-se tanto à área de maca e espelho, quanto de fotografias, além de ter todo o espaço aberto para uma área verde que permite a permeabilidade de luz e ventilação natural.

Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo - Fotografia de Exterior
© Isabela Mayer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Itajaí - Santa Catarina, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica de Cirurgia Plástica CG / Studio Miolo" 02 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984447/clinica-de-cirurgia-plastica-cg-studio-miolo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.