Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura

Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Manolo Espaliú

Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada, Janela, CorrimãoRemodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de ExteriorRemodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoRemodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaRemodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Mais Imagens+ 16

Villaverde del Río, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  178
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manolo Espaliú
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ledme Europe, Mundo Clima, Pavigesa, Roca
  • Arquitetos Responsáveis: Mattia Ceccato, Manuel Chaparro Campos
  • Elaboração De Projeto Básico E De Execução E Estudo De Saúde E Segurança: Mattia Ceccato, Manuel Chaparro Campos
  • Consultor Em Avaliação Ambiental E Sustentabilidade: Antonio García Martínez
  • Consultor Em Instalação E Sistemas De Condicionamento: DiMarq SL
  • Chefe De Obras: Rafael Naranjo Contreras
  • Área Executada : 940,00 m2
  • Área Proposta: 4079,77 m2
  • Cidade: Villaverde del Río
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Praça San Pedro, em Villaverde del Río, está localizada no limite sul do centro histórico e é atravessada por uma das artérias pedonais que articulam o tecido urbano, a Avenida Santa Teresa. Isso une duas áreas importantes: o centro histórico e o bairro de San Sebastián, a primeira grande expansão de Villaverde del Río durante o século XX. Este enclave oferece um potencial imbatível como ponto de encontro para os cidadãos.

Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior, Escada, Janela, Corrimão
© Manolo Espaliú

A configuração anterior da praça, as suas barreiras arquitetônicas e o edifício existente, dificultavam a apropriação adequada, tornando-a subutilizada, residual e, em última análise, sem vida. As mutações do tecido urbano levaram à construção do mercado municipal de alimentos no centro da praça, hoje em desuso, um edifício da segunda metade do século XX. A sua posição rompeu a uniformidade original do espaço, tanto funcional como visualmente.

Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Manolo Espaliú

Do ponto de vista urbano, a intervenção integra funcional, arquitetônica e visualmente as ruas envolventes com a praça, criando um espaço mais aberto e habitável e favorecendo um uso mais inclusivo. Propôs-se demolir o mercado e recuperar a praça na sua totalidade, tornando-a acessível em toda a sua superfície através da criação de uma plataforma única que permitisse eliminar as barreiras arquitetônicas existentes. Foi criado um novo ponto de encontro coberto, um volume que abriga uma cafeteria aberta para a praça, uma banca de jornal, outra de doces e banheiros públicos totalmente acessíveis.

Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Manolo Espaliú
Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Imagem 18 de 21
Planta - Geral
Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Manolo Espaliú
Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Manolo Espaliú

O volume quer responder a um duplo objetivo: criar um espaço interior protegido e manter a uniformidade da praça recentemente resgatada. A edificação materializa-se como uma simples elevação do terreno, e é construída com uma suave inclinação que produz a transição entre a superfície horizontal da praça e a cobertura do volume. Tal geometria permite o uso público da cobertura como parte integrante da praça, aumentando significativamente sua superfície, além disso, as grandes arquibancadas que são criadas permitem a realização de atividades ao ar livre como cinema, teatro, shows ou colóquios. Do ponto mais alto desta elevação se tem uma vista privilegiada das montanhas que ladeiam Villaverde del Río ao norte.

Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Manolo Espaliú

O acesso aos espaços cobertos é feito pelas fachadas noroeste e sudeste do volume. A cafetaria, acessada a partir do maior espaço da praça remodelada, é composta por um grande ambiente central em planta livre com um bar revestido de azulejos originais recolhidos na demolição do mercado, uma cozinha com depósito e instalações sanitárias. Lateralmente há acesso aos dois quiosques e aos sanitários públicos. As entradas e as grandes superfícies verticais transparentes e semitransparentes que iluminam os espaços interiores são revestidas com uma pele dupla, internamente com painéis de policarbonato celular e externamente com grandes portais metálicos.

Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Manolo Espaliú
Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Imagem 20 de 21
Planta - Edifício
Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Manolo Espaliú

O resultado desta intervenção é um edifício discreto à serviço do espaço público e da cidadania, que otimiza a área livre e pedonal.

Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Fachada
© Manolo Espaliú

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Plaza de San Pedro, 41318 Villaverde del Río, Sevilla, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Remodelação da Praça San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura" [Remodelación de plaza San Pedro / Chaparro Ceccato Arquitectura] 23 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984100/remodelacao-da-praca-san-pedro-chaparro-ceccato-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.