Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque

Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório, VigaApartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, JanelaApartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraApartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Elisa Albuquerque
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  64
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julia Tótoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Gauss Revestimentos, Pisobras, Tião Piauí
  • Arquiteto Líder: Elisa Albuquerque
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, Janela
© Julia Tótoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Enquanto não chega o sonhado apartamento nas quadras tradicionais de Brasília, André e Phublio precisavam de um lar. Um lar temporário, mas que fosse, sobretudo, um lar. E tinham pressa: precisavam se mudar e gostariam de terminar a reforma em menos de 3 meses. Estabelecemos um cronograma ambicioso e, apenas 70 dias depois da primeira reunião, eles se mudaram.

Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela
© Julia Tótoli
Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Imagem 15 de 16
Planta
Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores
© Julia Tótoli

Quando escolheram este apartamento, priorizaram a varanda e a proximidade às amenidades do condomínio, que fica à beira do Lago Paranoá, em Brasília. Quanto ao espaço interno, pretendiam limitar a reforma à cozinha, mas, no decorrer do projeto, se apaixonaram pelo processo e foram além. A demanda era transformar o espaço genérico e frio em algo que fosse, apesar de temporário, agradável e confortável.

Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório, Viga
© Julia Tótoli
Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Armário, Mesa, Viga, Dormitório
© Julia Tótoli

A estratégia adotada foi a de incluir materiais que trouxessem texturas e cores acolhedoras. O quarto ganhou uma cabeceira de palha de taboa, tramada no local por artesãos da tradicional feira de artesanato da Torre de TV de Brasília, além de um grande espelho. A parede divisória dos dois ambientes foi revestida em tijolinhos brancos. Também foi retirado o forro do teto para expor a laje nervurada que estava escondida pelo gesso. A maior intervenção foi feita na cozinha, onde optamos por uma generosa bancada de granitina moldada no local, em peça única sem divisórias, que se dobra em rodabanca e, ainda, em uma pequena prateleira que cria o arremate com a marcenaria.

Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Mesa, Cadeira, Pia, Viga
© Julia Tótoli
Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia, Janela, Vidro
© Julia Tótoli

Considerando a intenção de limitar as intervenções, a única alteração na planta consistiu em mover e aumentar a porta que divide os dois ambientes, criando uma porta dupla de correr que aparece livre na sala e, no quarto, abriga os armários. O closet e a mesa de trabalho foram integrados ao quarto de forma a manter o ambiente o mais amplo possível.

Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Janela, Cama, Viga
© Julia Tótoli
Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Imagem 16 de 16
Elevações

Também fez parte da estratégia que todos os pontos de iluminação estivessem abaixo do nível dos olhos. Sem iluminação de teto, optamos por arandelas de parede, luminárias de chão e pendentes. A iluminação é gentil, difusa e, em grande parte, dimerizada, o que garante conforto aos olhos e permite controle localizado.

Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Julia Tótoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília, DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Brisa / Elisa Albuquerque" 15 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983650/apartamento-brisa-elisa-albuquerque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.