Villa K2 / Francois Verhoeven Architects

Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Francois Verhoeven

Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Exterior, JanelaVilla K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Exterior, FachadaVilla K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, JanelaVilla K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaVilla K2 / Francois Verhoeven Architects - Mais Imagens+ 8

Eelderwolde, Países Baixos
Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Francois Verhoeven

Descrição enviada pela equipe de projeto. O K2 foi projetado para uma família de cinco pessoas no norte da Holanda. Esta área é propensa a pequenos terremotos por causa da exploração de gás natural nos últimos 30 anos. Portanto, construir em estrutura de madeira em vez de tijolos foi uma escolha óbvia. A legislação local exigia uma arquitetura com telhados inclinados e tons naturais em preto ou marrom.

Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Francois Verhoeven

No início, essas restrições legais pareciam limitar as possibilidades de projeto. Mas olhando para a região onde esta casa foi construída, o paisagismo e o planejamento urbano apresentam qualidade ambiental devido a essa legislação. Embora a K2 seja minimalista e projetada como um bangalô térreo, ele se encaixa bem entre as casas convencionais de múltiplos andares que a cercam.

Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Francois Verhoeven

Tecnicamente, a residência foi projetada voltada para o sul com a maioria dos planos em vidro. A fachada norte tem muito menos aberturas. A fachada sul tem um beiral para evitar que o sol aqueça a casa no verão, enquanto deixa o sol entrar livremente no inverno. O consumo de energia deve ser quase nulo. A casa obtém sua energia de painéis solares e uma bomba de calor geotérmica. Uma atenção especial foi dada aos painéis solares que não podem ser vistos a partir da rua, por isso foi projetado para ter três planos inclinados de forma que os painéis estão no terceiro plano inclinado e não é visível do nível do solo.

Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Imagem 11 de 13
Plantas

A área do telhado voltada a sul e à vista é coberta por vegetação e madeira. Esta é uma importante decisão arquitetônica. Os painéis solares vieram para ficar e são uma boa fonte de energia limpa, mas não precisamos viver com seu peso visual. Sempre que possível, os painéis solares podem fazer seu trabalho fora do campo de visão. Dessa forma, o projeto tem um visual muito mais natural e menos técnico do que muitas das casas ao seu redor que possuem painéis solares que poluem as fachadas

Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Interiores
© Francois Verhoeven
Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© Francois Verhoeven

Os materiais desta casa são principalmente madeira, concreto e um tom mais quente de alumínio. Os caixilhos esbeltos de alumínio combina com o madeiramento cru. A casa requer pouca manutenção enquanto receberá sua aparência final ao longo dos próximos anos devido as ações do tempo sobre os materiais. A vegetação ficará mais alta e colorida, a madeira voltada para o sol, mais cinzenta. Os terraços de alumínio e concreto dificilmente mudarão, garantindo que a casa mantenha sua aparência moderna e fresca.

Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Interiores, Concreto
© Francois Verhoeven
Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Interiores
© Francois Verhoeven

A casa tem um grande hall considerando os habituais corredores holandeses. Esta é uma característica importante da casa. É o salão onde você troca de casaco e calça os sapatos todos os dias. É onde você recebe seus convidados. É o primeiro espaço da sua casa que se conecta a todos os outros. Deve ser muito mais do que apenas funcional. A entrada da casa é formada por um grande beiral sem colunas, onde um carro pode ser estacionado, ideal para o clima holandês com muita chuva e vento. No inverno, não há necessidade de raspar o gelo das janelas do carro quando estacionado sob o beiral.

Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Francois Verhoeven

Em uma família de três pessoas, entrar e sair do carro é muito mais confortável dessa maneira, mesmo se comparado com uma garagem. A casa tem detalhes minimalistas, livres de calhas no telhado. Os caixilhos das janelas são integrados nas paredes, atrás das placas de madeira, dando a impressão de as paredes se estenderem para o céu sem qualquer moldura entre a parede e o vidro. Esses detalhes são importantes para garantir que não distraiam a qualidade espacial e o caráter da casa. Nem sempre é fácil construir assim, mas quando tudo está pronto, a maioria das pessoas percebe que valeu a pena.

Villa K2 / Francois Verhoeven Architects - Fotografia de Exterior
© Francois Verhoeven

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa K2 / Francois Verhoeven Architects" [Villa K2 / Francois Verhoeven Architects] 15 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983648/villa-k2-francois-verhoeven-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.