Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect

Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Exterior, JardimMuseu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Exterior, JardimMuseu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Exterior, Urbano, JardimMuseu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Exterior, UrbanoMuseu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Mais Imagens+ 32

Budapest, Hungria
  • Arquitetos: NAPUR Architect
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  34
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gyorgy Palko
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Frontoplan, Kone, Teco-Gastro
  • Arquiteto Responsável: Marcel Ferencz DLA
  • Equipe De Projeto: Détári György, Filó Gergely, Holyba Pál, Nyul Dávid, Grócz Csaba, Koralevicz Kinga, Mészáros Mónika
  • Cliente: Városliget Zrt.
  • Arquitetura: Napur Architect
  • Projeto Estrutural: EXON 2000 Ltd.
  • Construtores: ZÁÉV Építőipari Zrt., Magyar Építő Zrt.
  • Instalações Mecânicas: HVarC Kft.
  • Instalações: Spányi Partners Zrt.
  • Cidade: Budapest
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações
Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano, Fachada
© Gyorgy Palko

Descrição enviada pela equipe de projeto. As novas instalações do Museu de Etnografia no Parque da Cidade Városliget de Budapeste foram inauguradas em 23/05/2022. O novo edifício do museu multipremiado faz parte do maior desenvolvimento urbano-cultural da Europa, o Projeto Liget Budapest, e foi projetado por FERENCZ, Marcel; Napur Architect. O projeto tem linhas dinâmicas e simples, simultaneamente harmonizadas com o ambiente do parque e comunicando-se com a área urbana circundante. O Parque da Cidade Városliget é um local familiar para o Museu de Etnografia, já que sua coleção estreou aqui na Exposição do Milênio de 1896.

Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Exterior, Jardim
© Gyorgy Palko
Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Imagem 35 de 37
Planta Cobertura Público
Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Exterior, Jardim
© Gyorgy Palko

A coleção, que agora compreende 250 mil itens da Bacia dos Cárpatos e de todos os cantos do mundo, foi hospedada por vários museus desde sua criação em 1872, mas nunca em sua história operou em um edifício projetado especificamente para atender às suas necessidades. A localização atual, que já foi o lar da Cúria húngara, estava longe de ser adequada para atender às exigências de um museu, sendo severamente limitada em termos de espaço e oportunidades. Portanto, um concurso internacional de arquitetura foi realizado, o resultado foi uma construção bem-sucedida, e em maio de 2022, o Museu de Etnografia finalmente recebeu uma nova casa em um edifício verdadeiramente moderno de padrão mundial, que satisfará as exigências profissionais e, ao mesmo tempo, atenderá às necessidades tanto da coleção quanto dos visitantes.

Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Interiores
© Gyorgy Palko
Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Imagem 33 de 37
Planta Primeiro Pavimento
Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Interiores, Cadeira, Vidro
© Gyorgy Palko

Conforme a decisão de um júri internacional, o vencedor do concurso foi o escritório de arquitetura húngaro Napur Architect, que superou os principais estúdios de arquitetura internacionais como Zaha Hadid, BIG, etc. A composição se distingue por ser um projeto dinâmico, harmonizado com o ambiente natural do parque enquanto se comunica com a textura urbana de seu entorno. As linhas suavemente curvas permitem que o edifício funcione como uma porta de entrada e uma passagem, que conecta a cidade e o parque. Sessenta por cento da estrutura está abaixo do nível do solo, e graças ao telhado verde e à transparência das seções sobre o solo, o novo museu também se adapta a escala do entorno. A área do telhado coberto de grama será um agradável espaço comunitário à espera dos visitantes de Városliget.

Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Interiores
© Gyorgy Palko

A marca registrada do edifício é a cortina de vidro que envolve o jardim da cobertura, remetendo a duas encostas entrelaçadas, com uma característica única.  O elemento é composto de quase meio milhão de pixels, uma malha feito através de uma grade metálica com base em motivos etnográficos selecionados do acervo do museu de coleções húngaras e internacionais. Os pixels foram inseridos em grades de alumínio cortado a laser por um robô especial, dos quais mais de 2.000 estão presos a construção. Os pequenos cubos foram compostos por 20 reinterpretações contemporâneas húngaras e 20 internacionais de motivos etnográficos.

Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gyorgy Palko

O Museu de Etnografia já é reconhecido como um dos edifícios contemporâneos mais emocionantes do continente. Prova disso, foi eleito como o Melhor Mega Futura Project da Europa (como parte do Projeto Liget) no MIPIM Awards 2017, e ganhou o disputado título de Melhor Arquitetura do Mundo no International Property Awards 2018. O projeto foi um dos mais de 1700 inscritos de 115 países, examinado por um comitê julgador, presidido por quatro Lordes do Reino Unido, bem como por mais de 80 especialistas globais.

Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Exterior, Urbano, Jardim
© Gyorgy Palko
Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Imagem 37 de 37
Elevação
Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect - Fotografia de Exterior, Urbano
© Gyorgy Palko

As novas funções e os espaços flexíveis do moderno e de última geração museu facilitarão a compreensão do patrimônio histórico incorporado pelo acervo, bem como os diversos aspectos da sociedade contemporânea. Além de transmitir este patrimônio histórico, a realização de temas e perspectivas profissionais e de pesquisas mais recentes continua a estar entre os objetivos prioritários do museu, como confirma a sua missão. Os espaços construídos criativamente abrirão novas oportunidades de comunicação com os visitantes, possibilitando a apresentação dos objetos cotidianos, fenômenos e ideias do passado e do presente lado a lado. O museu foi projetado com a máxima consideração para as funções exigidas e, portanto, facilita a operação em larga escala, de forma moderna e de fácil utilização da instituição, bem como a exibição visualmente atraente e diversificada do patrimônio material e espiritual da humanidade e da coleção que compreende material húngaro e internacional.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Budapest, City Park, 1146 Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Etnografia de Budapeste / NAPUR Architect" [Museum of Ethnography Budapest / NAPUR Architect] 14 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983493/museu-de-etnografia-de-budapeste-napur-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.