Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes

Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, FachadaReurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaReurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaReurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Interiores, Janela, Escada, FachadaReurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: Lagula Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8676
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Marbres Lliçà, Santa & Cole
Mais informaçõesMenos informações
Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Escada, Janela, Fachada, Corrimão
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Roquetes é um bairro com um caráter marcado por sua localização periférica que sobe até a Sierra de Collserola, com a planície de Barcelona a seus pés. A topografia e a dificuldade de levar serviços básicos (esgoto, transporte público) para a região levou à união de seus vizinhos na luta por seus direitos durante o desenvolvimentismo da ditadura e os primeiros anos da democracia.

Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrià Goula
Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Imagem 20 de 21
Axonométrica
Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrià Goula
Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela
© Adrià Goula

Este caráter especial do lugar e de seus habitantes, quase arisco, está de acordo com o subsolo rochoso que vem à superfície em forma de pedreiras em algumas partes do bairro. A luta dos trabalhadores criou uma cultura e clareza da necessidade de envolvimento nas pautas urbanas no bairro. Em sua memória, ainda existem os domingos dedicados à urbanização de ruas que eram irrelevantes para a administração porciolista de Barcelona. Ainda hoje, eles continuam a desvalorizar o planejamento urbano a partir de processos participativos ou do envolvimento de suas associações de cidadãos.

Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrià Goula
Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Interiores, Janela, Escada, Fachada
© Adrià Goula

Trata-se de uma população inabalável, acostumada a acessar sua vizinhança por ruas íngremes com declives de 20%. No cruzamento entre a rua principal de Roquetes, Carrer Mina de la Ciutat, e as encostas perpendiculares da Carrer de les Torres, Jaume Pinent ou Pla de Fornells, é onde a proposta se cristaliza na forma de poliedros rochosos que fazem referência às geometrias das antigas pedreiras.

Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela, Porta, Fachada
© Adrià Goula

Estas estruturas cortadas em granito alongam as rotas, suavizam as inclinações e melhoram a acessibilidade de ruas impossíveis que exigiam escaladores, e não aposentados. A reurbanização dos 400 metros da rua Mina de la Ciutat gira em torno destas meia dúzia de esquinas, além da disseminação de sua solução em outros pontos para proteger áreas ajardinadas permeáveis que suavizam a presença das pedras e as colorem de verde.

Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrià Goula

Em alguns lugares, estas formações se tornam singularidades pedregosas que caracterizam o desenvolvimento urbano ordenado e preciso exigido pela autoridade municipal. A rua é funcionalidade e Barcelona vem liderando neste campo há muitos anos: meios-fio de granito desenhados com tira-linhas, padronização de detalhes de construção e elementos de mobiliário urbano, além de uma gama específica mas ampla de peças de pavimentação 20x20cm, o panot de Barcelona por excelência.

Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela
© Adrià Goula
Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Escada
© Adrià Goula

Este conglomerado de panots, todos iguais em suas medidas, diferentes em seus padrões de superfície para drenar a chuva e evitar derrapagens, representa o aceno final dos arquitetos para os vizinhos que participaram tão intensamente nos seis anos de projeto e trabalho: "Vamos usar todos os modelos que são usados em Barcelona. Todos eles? Todos eles". A diversidade dos vizinhos de hoje, imigrantes de diferentes épocas e origens, plural em suas línguas e crenças, mas todos os vizinhos de Roquetes, está representada na amálgama de flores, círculos ou tabuletas de cimento quadrado. São desenhos variados, emoldurados nas guias do granito que pavimentam a rua, representam a condição do bairro e, inevitavelmente, geram uma resposta irônica: "Você tem certeza de que este não é o resquício das obras de toda a cidade?

Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de la Mina de la Ciutat, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reurbanização da rua Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes" [Re-urbanización de la calle Mina de la Ciutat / Lagula Arquitectes] 12 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983343/reurbanizacao-da-rua-mina-de-la-ciutat-lagula-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.