Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design

Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Exterior, FachadaCasa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Exterior, EscadaCasa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Mais Imagens+ 14

South Yarra, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  192
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  APLO, Adbri Masonry, Anchor Ceramics, Arc One Gallery, CSP Architectural, Concrete Collaborative, Cult, Design Nation, Eco Outdoor, Galerie Pompom, Gineico Lighting, Goula Figuera, Grange Joinery, Grazia and Co, HAY, Hub Furniture, In Good Company, Market Timber, Melbourne Bricks, Muuto, +2
  • Arquitetos Responsáveis: Katherine Sainsbery, Justine Brennan
  • Equipe Design De Interiores: Beatrix Rowe, Amanda Rea, Philippa Castleman (Pop Architecture)
  • Arquiteto Graduado: Finn Forsyth
  • Construtora: Jason Eccarius
  • Engenharia Estrutural E Civil: Andrew Lamerton
  • Consultoria Paisagismo: Amanda Oliver
  • Agrimensor: Stephen Fotia
  • área Construída Renovada: 123 m2
  • Nova área: 69 m2
  • Cidade: South Yarra
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Exterior, Fachada
© Willem Dirk Du Toit

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia central para a renovação desta casa eduardiana escura e decadente era maximizar a luz natural. O cliente desejava uma planta baixa eficiente em um único nível que priorizasse a 'luz e circulação de ar por toda parte', o 'respeito pelas características eduardianas', bem como sua preferência por 'bordas curvas' e 'materiais reais'. Isso levou a uma forte filosofia de design passivo e à exploração da ideia central através de vidros estrategicamente posicionados e o efeito da luz em formas curvas e materiais cuidadosamente selecionados.

Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Exterior, Escada
© Willem Dirk Du Toit
Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Imagem 16 de 19
Planta - Térreo

A casa é composta por uma habitação existente reformada e um anexo posterior de um único nível com terraço. As principais intervenções de projeto evitam seguir a fórmula arquetípica da era eduardiana ou vitoriana, que muitas vezes vê um delineamento rígido entre o novo e o existente, caracterizado por um deslocamento apressado na parte frontal escura da casa até a parte posterior mais clara. Neste projeto, a igualdade e materialidade é priorizada em todo o volume.

Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto
© Willem Dirk Du Toit
Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Interiores, Porta
© Willem Dirk Du Toit

A inspiração foi extraída do terreno e seus arredores para explorar o efeito da luz em formas curvas e materiais texturizados. Uma majestosa árvore de eucalipto, chaminés ornamentadas pontuando o horizonte e o efeito marcante do sol atingindo a colcha de retalhos nos telhados e chapas corrugadas são as influências críticas que ressoam em toda a casa. Livre das restrições de um segundo nível em uma zona residencial, o plano do telhado tornou-se um dispositivo mais dinâmico, permitindo duas intervenções-chave que destilam a abordagem de luz, forma e textura em uma linguagem interior e arquitetônica distinta para pontuar a casa.

Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Willem Dirk Du Toit
Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Willem Dirk Du Toit

A primeira é a janela curva alta que emoldura o hall de entrada e inunda a parte existente da casa com luz e uma vista impressionante do eucalipto. A segunda é uma fachada norte envidraçada expansiva ancorada por uma forma escultural feita com tijolos. O elemento curvo de tijolo com uma mísula vertical é altamente funcional – internamente, a forma abriga a cozinha, exaustor, ar-condicionado, porta de correr e depósito da lavanderia. Externamente, ele acomoda o forno de pizza e a chaminé, além da pilha de madeira e dos utensílios para o jardim atuando como um parapeito e uma tela com vista para o nível do terraço. Este projeto foi concebido em colaboração com Beatrix Rowe Interior Design e o conceito desenvolvido em conjunto desde o início do projeto. A participação da construtora e do mestre de obras também enriqueceu muito o resultado do projeto, particularmente na aplicação do tijolo.

Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Imagem 18 de 19
Corte
Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Imagem 19 de 19
Diagramas

Felizmente, as restrições para este projeto foram principalmente limitadas aos padrões ResCode. Com o orçamento do cliente e o escopo das obras amplamente alinhados, os desafios residem na resposta criativa e sem esforço aos impactos dos volumes nos vizinhos. A resolução do terraço da cobertura é um bom exemplo disso, onde uma ampla estrutura feita em lâminas de aço verticais varia entre aberta a opaca conforme dita o entorno. O efeito da própria estrutura e das sombras projetadas é gráfico e hipnotizante, pois muda de caráter e intensidade ao longo do dia – assim como os espaços internos da casa.

Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design - Fotografia de Interiores, Tijolo, Fachada, Pilar, Arco, Janela
© Willem Dirk Du Toit

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa South Yarra / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design" [South Yarra House / Pop Architecture + Beatrix Rowe Interior Design] 08 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983231/casa-south-yarra-pop-architecture-plus-beatrix-rowe-interior-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.