-
Arquitetos: UPA
- Área: 210 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:ArchiTranslator
-
Fabricantes: Arrow, Lola, Southwest Aluminum
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Lago Liangzi é o segundo maior lago de água doce de Hubei, onde a fumaça perene se mistura com a água e o céu. A fim de reviver o caráter turístico do mirante de ecoturismo do Lago Liangzi, o Hubei Tourism Investment Group financiou intervenções no parque do Lago Liangzi para transformá-lo em um espaço de alto padrão. As instalações de apoio do mirante serão amplamente atualizadas, e o banheiro público paisagístico é um dos primeiros projetos mais importantes da requalificação, e também é uma das fachadas icônicas do cais.
O projeto está localizado em uma floresta no cais de Changling, na margem leste do lago Liangzi. Há uma pequena cidade próxima e ficará muito animada à noite. Uma floresta de cânfora, como esta, é um bom lugar para relaxar e conversar.
A ideia original era colocar todos os prédios na floresta, mascarando a natureza única do banheiro. Mas na discussão de projeto, achamos que o banheiro não deve ser um lugar nojento, pode ser um ambiente para relaxar tanto física quanto mentalmente. Assim, optamos por deixar em evidência uma parte do edifício de banheiro e o colocamos na margem da floresta para melhorar sua identificação e torná-lo um corredor ligando a floresta e o jardim.
O edifício tem forma de anel, bastante acessível, e um pátio ajardinado é colocado no centro para as pessoas pararem e contemplarem. Entretanto, a maioria das pessoas prefere olhar para o céu. Devido os ventos provenientes do lago, as linhas circulares de fluxo cooperam com janelas altas, tornando o espaço interno extremamente ventilado e sombreado.
Para atender às demandas de construção rápida, o edifício é montado em uma estrutura de aço. Para criar uma sensação de leveza, o piso é elevado e a parede externa é ornamentada com uma grade de madeira para fazer com que as janelas "desapareçam" na fachada e se integrem ao ambiente. A janela alta circular torna o interior iluminado mesmo quando as luzes não estão acesas.
De manhã cedo, o edifício está de pé na floresta, a luz se apresenta na forma de manchas, como a umidade do lago, e o cenário do Lago Liangzi também se exibem. A surpresa inesperada é que as pessoas ficam felizes em ir, viajar, sair e ficar. Naturalmente, eles se esquecem de que este pode ser um lugar "fedorento" e "sujo", o que está mudando imperceptivelmente o estereótipo de moradores e turistas próximos sobre banheiros públicos.
Na exploração de novos tipos arquitetônicos, exploramos a relação entre arquitetura e pessoas e meio ambiente pelos meios de design mais convencionais, retornamos à arquitetura simples e esperamos mudar a ideia das pessoas sobre os ambientes de uma maneira simples.