Escritórios GR Bank / Perkins&Will

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Fran Parente

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, VigaEscritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa, JanelaEscritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaEscritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Iluminação, VigaEscritórios GR Bank / Perkins&Will - Mais Imagens+ 20

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Perkins&Will
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Abatex, Desso, F.Way, Fernando Jaeger, First Floor, Frisokar, HitchPen, Innova Marcenaria, Maxdesign, Philipe Fonseca, Sollos, Sulmetais, Tidelli, Vipdoor
  • Equipe De Projeto: Fernando Vidal, Cesar Tadao, Carlos Andrigo, Rodrigo Gianoni, Karina Kavamura, Kenia Azevedo e Silvia Ferreira
  • Engenharia: Lock
  • Luminotécnica: Foco Luz e Desenho
  • Comunicação Visual: Und Corporate Design
  • Projetos Complementares: LZA Engenharia
  • áudio E Vídeo: TAAG Brasil
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira, Viga
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estúdio global de arquitetura e design Perkins&Will assina o projeto da nova sede do banco digital GR Bank, localizado no 6º andar do condomínio Corporate, na Avenida Marques de São Vicente, em São Paulo. Com exatos 1.300 m², o escritório traz em suas particularidades não somente a proximidade ao público jovem que os bancos digitais oferecem, mas experiências de bem-estar e de qualidade de vida que podem ser encontradas em diferentes espaços - seja no hall de entrada, com uma imersão institucional, a geração de cultura na praça central ou por meio do piso que sugere um circuito e surpresas ao conhecer o local.

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Viga
© Fran Parente

A variação dos espaços ilustra bem a imagem e a inovação pelo qual o banco vem passando, com ambientes leves e a ressignificação de um escritório financeiro e de trabalho, principalmente após o cenário de pandemia. Entre um ambiente e outro, é possível entender o que vem a seguir, a partir de paredes totalmente transparentes nos ambientes, inclusive em salas de reuniões. 

Preocupações com a qualidade do ambiente de trabalho, com o âmbito tecnológico e do conforto se fazem muito presentes. Um dos exemplos é a iluminação natural destacando as janelas amplas, além do uso adequado da artificial, seja com luzes mais lineares ou de lead. Outro destaque é o mobiliário confortável e flexível: é possível escolher onde trabalhar, seja nas estações fixas, em mesas mais altas, pufes ou até mesmo nas cabines de isolamento. 

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Fran Parente

Outro destaque é o uso de formas geométricas e espaços instagramáveis, onde se sobressai a instalação de grafite do artista Ciro Schunemann, com seus traços abstratos misturados a contemporaneidade, e que lembram o Beco do Batman. No ambiente, ainda é possível se deparar com as esculturas em gesso de um urso e de um touro que representam a alta e baixa do mercado financeiro, além da porta de um cofre no meio do escritório.

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fran Parente

"Fizemos o projeto do GR Bank para uma tribo que se sentia à margem do mercado financeiro, porém, com capacidade de pertencer. Foram levados em consideração o DNA jovem deste coletivo diverso e incluso. Representamos as cores e a arte que materializam uma arquitetura plástica e enérgica. Desde a entrada, as surpresas e as experiências mantêm as pessoas curiosas sobre o que virá depois. Criamos um circuito com pontos instagramáveis, grandes volumes, inserções verdes e espaços de conexão entre as pessoas, com muitos impactos visuais.", conta Carlos Andrigo, Sênior Project Designer responsável pelo projeto. 

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores
© Fran Parente
Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Banco, Viga
© Fran Parente

O conceito de fazer com que o cliente ou colaborador se sinta à vontade no espaço foi um parâmetro muito importante na criação da nova sede: vivenciar as zonas, fazendo locais convidativos – para que as pessoas de fato usufruam de todos os ambientes. A inclusão também foi outro elemento importante na concepção da sede do GR Bank e pode ser encontrada em diversos itens e detalhes como a cadeira Black, do designer Philipe Fonseca, inspirado no corte de cabelo black power, que é considerado um marco no ativismo negro, assim como o design do escritório que traz uma convivência de todos de forma natural e fluida. 

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Imagem 25 de 25
Planta baixa

“Como um banco inclusivo, trouxemos essa referência ao projeto com itens que não tenham separação; então todo mundo usa tudo. As salas, por exemplo, que tecnicamente seriam totalmente fechadas e com paredes de concreto, aqui não são. Elas são de vidro e somente seguem assim porque algumas funções necessitam e não por alguma proposta hierárquica, mas, caso estejam liberadas do uso, clientes e colaboradores podem usufruir do espaço.”, explica o arquiteto Fernando Vidal, Diretor do estúdio da Perkins&Will em São Paulo e líder do projeto.

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira
© Fran Parente

O auditório é flexível quanto a uso e disposição, e também tem papel importante na vivacidade do local. Nele reuniões e treinamentos serão realizados, mas após o horário comercial, o ambiente será usado para o aprendizado, para a colaboração e cocriação. Esse mesmo espaço, assim como boa parte dos demais, é passível de ser integrado com o foyer e a recepção; outro exemplo é o local de descompressão, que é integrado com a cafetaria e a praça de convivência. 

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa, Janela
© Fran Parente
Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Janela
© Fran Parente

As sensações a partir das texturas e cores também são elementos importantes no projeto. Foram usados: o vinílico granulado, o carpete e o metálico, volumetrias verticais e horizontais, seja com grade, com ou sem forro, o uso de revestimentos metálicos remete a tecnologia e faz a referência a um banco digital e as mensagens subliminares com as cores. “O amarelo mais atuante na parte do operacional simboliza as conquistas, o ouro e o dinheiro. Já o verde nas laterais do escritório traz uma relação com a biofilia e o bem-estar. Por fim, o laranja do banco, cor predominante e que aparece logo no hall de entrada - local que ainda conta com um painel de led enorme, trazendo informações institucionais, cheios de música, de movimentos e vibrante, assim como o GR Bank é.”, complementa Vidal. 

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Iluminação, Viga
© Fran Parente

“As mudanças de comportamento profissional e dos hábitos pessoais foram grandes motivadores do projeto do novo escritório. Estamos apostando em uma configuração diferenciada, que permita aos nossos colaboradores e clientes sentirem-se acolhidos como se estivessem em suas casas, em ambientes integrados, flexíveis e modernos”, explica Mateus Davi, CEO do Grupo GR Discovery, do qual a startup GR Bank faz parte. Além de comandar as empresas, o banqueiro opera no mercado financeiro há mais de 20 anos e é membro da Bolsa de Valores de Chicago.

Escritórios GR Bank / Perkins&Will - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Marquês de São Vicente - Barra Funda, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritórios GR Bank / Perkins&Will" 01 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982915/escritorios-gr-bank-perkins-and-will> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.