Chamada de trabalhos revista TULHA N°09

Está aberto o processo de submissão de trabalhos para a revista TULHA n° 9 do Programa de Educação Tutorial (PET) Arquitetura e urbanismo da universidade PUC-Campinas. Contempla ensaios científicos, textuais, projetuais e gráficos que discutem arquitetura e urbanismo. Neste ano a revista segue um eixo temático intitulado Urbanidade: corpo e textura social.

Revista TULHA n°09
Urbanidade: corpo e textura social

Pela definição do Dicionário Aurélio, urbanidade é a reunião dos costumes, formalidades e comportamentos que expressam respeito entre pessoas; demonstração de civilidade; afabilidade. Porém, o conceito de urbanidade vai muito além disso, pois também descreve a relação das pessoas com o espaço urbano, principalmente os espaços públicos, a partir do momento em que ele é utilizado, constituindo a relação da população com as cidades e com as edificações.

Ao se pensar sobre o conceito de urbanidade, devemos imaginar a relação do ambiente construído com o ser humano em diferentes escalas, sendo o material, o físico, o reflexo no cotidiano da maneira em que os espaços devem ser pensados para as pessoas, desde a acessibilidade até o desenho das ruas.

A cidade, local de encontro de pluralidades culturais, de trocas e enriquecimento pessoal, a partir de seu desenho urbano pode se tornar uma barreira, um espaço de segregação socioespacial, apagando e escondendo toda uma cultura e o sentimento de pertencimento daquele lugar, ampliando cada vez mais a desvalorização da população pelo seu próprio território.

O tema urbanidade: corpo e textura social, vem com o intuito de externar um discurso muito presente durante a nossa formação como arquiteto e urbanista e demonstrar as camadas e texturas da sociedade, as relações entre cidade, homem e cultura. Assim, traz a leitura crítica de pessoas com papéis sociais diferentes dentro dos espaços a partir de um tema de extrema versatilidade.

“AS RUAS são como arquivos, verdadeiras bibliotecas da história que pesquiso, escrevo e pela qual sou apaixonado. Ela, anal, é ancorada em um princípio: malucos, crianças, mulheres, bichas, sambistas, funkeiros, amantes desesperados, fracassados em geral, a vizinha do lado, o fantasma, a iaô, a prostituta, a beata, a minha mãe, a passista da Mangueira, a lha de Deus e o lho do Diabo, o pierrô, a colombina, o pirata de araque, o bicheiro, o empurrador de carro alegórico, a assombração, o macumbeiro, o portuga do botequim, o Rei Momo, o Menino Jesus do teatrinho da quermesse e a rezadeira suburbana não são objetos da história. São sujeitos dela.” - O corpo encantado das ruas, Luiz Antônio Simas.

Se você deseja enviar um concurso ou outro tipo de chamada, por favor use este formulário. As opiniões expressas nesta sessão de oportunidades não refletem necessariamente o ponto de vista do ArchDaily.

Cita: "Chamada de trabalhos revista TULHA N°09" 26 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982618/chamada-de-trabalhos-revista-tulha-n-degrees-09> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.