Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura

Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela, VigaCasa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, VigaCasa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela, VigaCasa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, TerraçoCasa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  278
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bicubico
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alwitra, Cerâmica Brennand, ETIP projetos, Etel Design, Lightworks Iluminação, Mizumo, Quartos Etc., Werebe Mordo, kitchens
  • Arquiteto Líder: Lucas Dall’Ovo
  • Arquiteto Colaborador: Arq. Fabiano Magalhães
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Janela, Viga
© Bicubico

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Siriúba é fruto da reforma de uma antiga construção que, por estar inserida em área de marinha, deveria ter respeitado os limites do perímetro existente. Além disso é uma casa de hóspedes, projetada para receber os convidados do proprietário, e que deveria ser prática e atraente ao mesmo tempo.

Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, Mesa, Viga
© Bicubico

A ideia inicial foi desenvolver um projeto que integrasse o interior com a bela paisagem do entorno, aliar aconchego e elegância à praticidade, tirando partido da iluminação natural.

Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira, Viga, Janela, Terraço
© Bicubico
Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Imagem 22 de 23
Planta - Baixa
Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada, Cadeira, Pátio
© Bicubico

A casa é elevada em relação ao perfil natural do terreno, dando leveza ao conjunto na parte de frente à praia ao mesmo tempo que proporciona uma construção livre da umidade, problema recorrente na ilha.

Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Madeira, Terraço
© Bicubico

Procuramos trabalhar com volumes que destacassem as áreas social, íntima e de serviço. Na área social a sala possui uma cobertura inclinada, com pé-direito mais elevado e aberturas na parte superior, grandes painéis de vidro integram a sala à varanda, essa possui uma cobertura de vidro em estrutura metálica e forro de palha, criando um efeito de luz e sombra bem confortável. A sala se integra à cozinha através de um balcão de apoio, todo esse volume de serviço tem um pé-direito mais baixo e um conjunto de janelas contínuas que reforçam a horizontalidade da construção. Os quartos estão em um volume intermediário, com portas de passagem de piso ao teto e grandes aberturas para a área externa, também com vista da praia.

Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Pilar
© Bicubico

O piso da casa é todo de cerâmica Brennand, assim como os revestimentos das áreas úmidas, os caixilhos são de madeira e os forros de gesso.  

Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Viga
© Bicubico
Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Viga, Terraço
© Bicubico

A casa possui um sistema de reuso de água, tanto de águas pluviais como de seu próprio sistema de tratamento de esgoto, preocupação que tivemos desde o início uma vez que o sistema antigo era de fossa séptica e o terreno faz divisa com um córrego.

Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Exterior, Viga, Jardim, Terraço, Pátio
© Bicubico

O mobiliário leve, sempre abusando da madeira, complementa esse espaço de convivência propício aos momentos de descanso e descontração.

Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Bicubico

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Siriúba / Dall'Ovo Magalhães Arquitetura" 28 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982569/casa-siriuba-dallovo-magalhaes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.