Livraria No Art / Qing Studio

Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Exterior, FachadaLivraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Exterior, FachadaLivraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Interiores, BanheiroLivraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Interiores, FachadaLivraria No Art / Qing Studio - Mais Imagens+ 19

Wuhan, China
  • Arquitetos de interiores: Qing Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yilong Zhao, Huilin Bi
  • Equipe De Projeto: Xing Hu, Changming Liu, Zhe Li, Kai Yu, Wenqi Chao, Jiyu Meng, Zhenxu Song
  • Proprietário: Wuhan Locality Culture tourism Development Co., LTD
  • Desenhos: Desen Design
  • Cidade: Wuhan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yilong Zhao

Descrição enviada pela equipe de projeto. A “parede impermeável do tipo caixa” é a última barreira no sistema de controle de inundações do rio Yangtze, o longo espaço da faixa com 8m de profundidade no interior é incentivado a ser usado por várias lojas. No entanto, em nossa impressão, há mais clubes, restaurantes sofisticados, salões de chá e lojas de luxo. Esses usos contrastam com as pessoas empinando pipas, dançando, passeando com cães e passeando no parque à beira do rio. Esta transformação da livraria, com café e exposições, é o primeiro espaço deste conjunto que de fato abriu as portas e acolheu as pessoas, permitindo-as entrar e sair livremente. Por outro lado, para arquiteto em Wuhan fazer um projeto na margem do rio é algo bastante significativo, pois a enchente de 1998 é a nossa memória de infância mais marcante.

Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Exterior, Cadeira, Fachada
© Yilong Zhao
Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Yilong Zhao

Inclinação. A primeira questão é que, como parte de sua infraestrutura de controle de enchentes, ainda há o risco de inundações durante as cheias do rio. Assim, nossa primeira decisão foi usar o padrão de rampa para o piso interno, com inclinação de 1:12, que é conveniente para evacuação rápida em situações de alagamento.

Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yilong Zhao

E essa mudança repentina sob nossos pés também tenta prolongar a experiência ajustando a atenção, para que as pessoas não sintam que é permitido andar por esse pequeno espaço. Além disso, não ultrapassando 60 cm, usamos materiais que parecem "delicados" na parte superior e materiais duráveis ​​ásperos na parte inferior, que podem ser submersos em água. Estamos até ansiosos para um "show de arte aquática" no qual andamos descalços.

Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yilong Zhao
Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Yilong Zhao

Corpo. Em nosso projeto original, queríamos que a ilha central de café se estendesse para o exterior e descesse em uma cadeira de espaldar alto, ecoando o longo corredor do lado oposto. De forma a integrar plenamente os elementos ambientais envolventes, é aberto um espaço para a futura expansão das atividades públicas da livraria. Mas a administração da propriedade acabou com essa "transgressão", o que fez com que mudássemos o plano. Então, desenhamos uma curva para que a parte selecionada voltasse para o limite permitido. De fato, essa projeção ocasional de um corpo mole é muito agradável, as pessoas que iam e vinham não se continham em tocar e se apoiar nela.

Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Yilong Zhao
Livraria No Art / Qing Studio - Imagem 15 de 24
Cortesia de Qing Studio

Eixo. Estamos ansiosos para dar à pequena livraria e ao museu características distintas por um custo reduzido. Por isso, decidimos adotar uma composição digna e clássica de "frontalidade" e "perspectiva de um ponto de fuga". Mas há uma falha inerente neste espaço, as duas colunas na fachada (agora envoltas em tijolo oco e contendo unidades de ar condicionado) são assimétricas em relação ao espaço interior.

Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Interiores
© Yilong Zhao
Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Yilong Zhao

A fim de conciliar os dois eixos do deslocamento interior em relação ao exterior, fizemos um arco contínuo da cabeceira da porta e do forro, tentando evitar que o espaço interior em "perspectiva de um ponto de fuga" olhasse lateralmente pelo lado de fora. Em outras palavras, a sensação de simetria ocorre tanto para quem vê de fora quanto para quem vê de dentro. O arco contínuo da cabeceira da porta é também um respeito pelos "vizinhos": embora se esforce ao máximo para destoar, volta à mesma altura dos vizinhos nos limites da fachada. O sinal "No Art" é deliberadamente colocado verticalmente para que a porta seja "naturalmente" dividida em duas, permitindo o uso de duas placas de metal sem emenda.

Livraria No Art / Qing Studio - Fotografia de Interiores
© Yilong Zhao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Erqi River Beach, Jiang 'an District, Wuhan City, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria No Art / Qing Studio" [No Art Bookstore / Qing Studio] 29 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982542/livraria-no-art-qing-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.