Casa Granero / Sur taller de arquitectura

Casa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, VidroCasa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga, Pátio, TerraçoCasa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCasa Granero / Sur taller de arquitectura - Mais Imagens+ 14

Falda del Carmen, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  330
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografías:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACINDAR, Aluar, Atrim, AutoDesk, FV, Holcim, Hormiblock, Ilva, JOHNSON, Sika, Trimble Navigation, ferrum
  • Arquiteto Responsável: Julia Ravelo
  • Engenharia: Marcela Tissera
  • Colaboradores: Sofía Bringas, Manuel Villafañe
  • Cidade: Falda del Carmen
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Granero é uma casa de uso permanente, projetada para uma família que gosta de encontros com a família e amigos. Cultivar seus próprios alimentos, cozinhar, produzir móveis, consertar e criar alguns animais, são alguns dos lemas da família.

Casa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Gonzalo Viramonte

A casa pretende ser uma adaptação contemporânea dos silos agrícolas para a coleta e conservação de sementes. O projeto leva a ideia de um espaço flexível e seguro contra intempéries. 

Casa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Viga, Pátio, Terraço
© Gonzalo Viramonte

A casa principal está localizada entre um grupo de alfarrobeiras, com o conceito de viver sob elas. O pomar e o pátio mantêm um espaço livre para uma segunda fase de construção. No interior da propriedade existe também uma van antiga utilizada como oficina e casa de hóspedes.

Casa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Viga, Cadeira
© Gonzalo Viramonte

No espaço principal, a cozinha é o centro da vida familiar. A mesa de bar/cozinha está localizada na direção de uma enorme janela que ocupa toda a altura da casa e permite contemplar e experienciar diariamente as alfarrobeiras existentes na propriedade. O local pretende ser um espaço de encontro e celebração onde as fronteiras entre o interior e o exterior se diluem sob a grande cobertura.

Casa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Gonzalo Viramonte
Casa Granero / Sur taller de arquitectura - Imagem 15 de 19
Planta Pavimento Térreo
Casa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Viga
© Gonzalo Viramonte

A casa está adaptada ao clima local, que sofre com as tempestades muito intensas, desta forma foram propostas a garagem e paredes mais fechadas na face sul. As aberturas mínimas estão em posições estratégicas, para não perder a visão das alfarrobeiras e do céu. No lado norte, foi localizada a galeria, que configura um filtro climático e uma transição entre o exterior/interior.

Casa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro
© Gonzalo Viramonte

A materialidade é resolvida através de uma base monolítica de tijolo comum de 27 cm de espessura, em contraste com o telhado leve composto por vigas metálicas, que modulam a casa. Metal, alumínio e vidro em um dos lados permitem a conexão entre o exterior e o interior em pontos estratégicos. Os materiais são utilizados em seu acabamento natural desprovidos de gesso e revestimentos. Tudo é genuinamente estrutural.

Casa Granero / Sur taller de arquitectura - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Granero / Sur taller de arquitectura" [Casa granero / Sur taller de arquitectura] 26 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982436/casa-granero-sur-taller-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.