Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office)

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEscola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEscola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, FachadaEscola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, CadeiraEscola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Mais Imagens+ 38

  • Arquiteto Principal: Li Hua
  • Equipe De Projeto: Yadong Yan, Wenjie Li, Yuan Chen, Langhuan Wang, Yunqiao Du, Xiangju Cheng, Kai Zhao, Kun Ma, Zhenhui Feng, Yuanhong Tang, Jing Song, Xiaoyi Chen, Wenjia Zhao, Siyang Guo, Zheng Lei, Ming Zhang
  • Cliente: Jingyang District Education Bureau, Deyang
  • Cidade: Deyang
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Primária de Qingyijiang está situada em um terreno de 60.000 metros quadrados com prédios ocupando cerca de 30.000 metros quadrados. Comparado com escolas em cidades de alta densidade, como Shenzhen, o projeto está inserido em um local com regulamento relativamente flexível sendo sua proporção de ocupação cerca de 0,5. Nessas condições, criamos um novo paradigma escolar diferente dos sistemas tradicionais.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
Vista do Pátio. Imagem © Schran Images

Baixo crescimento, alta densidade. Para atender à regulamentação de planejamento, os prédios de salas de aula tradicionais têm mais de quatro andares. Portanto, a longa distância até o playground do térreo se torna inconveniente para os alunos. Com uma considerável taxa de ocupação, reduzimos a altura do edifício e a distância entre salas de aula e áreas abertas. Dessa forma, permite-se que os alunos realizem atividades ao ar livre com facilidade ou sejam evacuados rapidamente em caso de emergências, como terremotos ou incêndios. O projeto adota uma abordagem de “baixa e alta densidade”, e o bloco de ensino de dois andares se espalha horizontalmente para formar um “mat-building”.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
Vista Aérea. Imagem © Schran Images
Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Janela
Vista Aérea. Imagem © Schran Images

Descentralização. Localizado em uma nova área urbana, o terreno tem formato quadrado e é cercado por áreas residenciais. Como uma típica tabula rasa, o local é bem organizado, mas mal caracterizado. Considerando os fatores de circulação, ruído e luz, dividimos o bloco de ensino e o bloco de convivência (incluindo auditório, refeitório, dormitório estudantil, etc.) nos lados leste e oeste do playground, que são independentes uns aos outros.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Fachada
Pátio Natural. Imagem © Schran Images
Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Imagem 30 de 43
Croqui Conceito
Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Corrimão
Rampa. Imagem © Schran Images

Para o layout do bloco de ensino, tentamos criar um sistema único e diferente das escolas tradicionais. Nelas, estruturas centralizadas são projetadas para abrigar eventos públicos que, no fim, muitas vezes são realizados no pátio ou no auditório. Portanto, não é necessário criar um ponto central dentro da área de ensino, mas nós descentralizados.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Escada
Pátio de Atividades. Imagem © Schran Images
Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Fachada
Plataforma Externa. Imagem © Schran Images

Com base neste conceito e condições do local, criamos uma rede descentralizada. As unidades do programa, incluindo salas de aula, pátios e plataformas, são dispostas em uma malha ortogonal para formar um sistema de entrelaçamento. É um paradigma de continuidade, expansão, homogeneidade, abertura, igualdade e penetração. Salas de aula, plataformas e pátios são conectados por corredores, eliminando a sensação de isolamento e formando um sistema espacial de interação.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Fachada
Plataforma Externa. Imagem © Schran Images
Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Fachada
Plataforma Externa. Imagem © Schran Images

Cada grupo de blocos com três salas de aula padrão e três outros blocos iguais limitam uma plataforma pública. Existem pátios entre as turmas, de modo que cada sala de aula é cercada por espaços naturais e interativos.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores
Corredor. Imagem © Schran Images

Solo elevado. No prédio de ensino de dois andares, uma plataforma elevada divide 54 salas de aula entre o nível superior e as salas de aula funcionais no nível inferior. Pátios elevados são dispostos em cada grupo, o que é conveniente para os alunos se divertirem correndo e olhando para o céu durante o intervalo. Os pátios elevados tornam-se nós de interação em diferentes grupos.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
Pátio de Atividades. Imagem © Schran Images

Esses pátios elevados estão ligados ao primeiro andar por rampas e escadas de vários formatos. Os grandes degraus contínuos conectam o segundo andar e o playground, servindo como arquibancadas voltadas para a quadra esportiva no lado oeste.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Fachada
Pátio de Atividades. Imagem © Schran Images

Cobertura e Luz. As crianças passam a maior parte do tempo em salas de aula padrão, por isso, a qualidade espacial é primordial. A maioria das salas de aula tradicionais são distribuídas verticalmente e só recebem luz natural das janelas laterais. O projeto dispõe todas as salas de aula no segundo andar, que é o último, com acesso à luz natural da cobertura. Com base nas características de idade dos alunos e estilos de aprendizagem em diferentes séries, projetamos 6 tipos de coberturas para cada um deles. Salas de aula com diferentes coberturas recebem luz natural de diversas maneiras, criando ricas experiências espaciais que são relaxantes ou sérias, animadas ou intensas. Dessa forma, cada aluno terá diversos ambientes de aprendizagem ao longo dos seis anos de estudo. Esperamos que essas salas de aula altas e iluminadas - como galerias de arte - possam trazer diversão, criatividade e imaginação aos alunos. Com vários telhados organizados ritmicamente, a aparência geral da escola é como um aglomerado de cabanas nos contos de fadas.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Cadeira
Sala de Aula. Imagem © Schran Images
Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Imagem 33 de 43
Modelo de Estudos
Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Cadeira, Mesa
Sala de Aula. Imagem © Schran Images

Clima e Construção. O layout modular da escola garante a maioria das salas de aula com uma pequena profundidade, aumentando a ventilação natural no clima quente e úmido da província de Sichuan. Os telhados de alta inclinação com claraboias formam um sistema de drenagem natural e também são propícios ao resfriamento e economia de energia. Além disso, os corredores entre a sala de aula e o pátio servem como um espaço de amortecimento para fornecer sombra e proteção contra vento e chuva, e os espaços semi-externos no primeiro andar também oferecem espaços de atividades adicionais para os alunos, mesmo em condições climáticas adversas.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira
Sala de Aula. Imagem © Schran Images

Escolhemos a estrutura metálica para se adequar à característica unificada do edifício e a montagem pré-fabricada que facilita a rápida conclusão (o projeto foi originalmente planejado para ser concluído em um ano, mas infelizmente não foi realizado devido a recursos financeiros, gestão e unidade de construção). O telhado adota um sistema feito com titânio-zinco e placas perfuradas de gesso são utilizadas no forro para absorção do som. Originalmente, havíamos proposto a utilização de pedra na parede do primeiro andar e pintamos no segundo andar para enfatizar o contraste entre peso e leveza. A pedra foi posteriormente alterada para um revestimento semelhante devido à restrições de custo.

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
Pátio de Atividades. Imagem © Schran Images

Resumo. Este projeto explora o sistema escolar descentralizado, que pode ser resumido como paralelismo. Paralelismo significa igualdade, não-hierarquia, liberdade e diversidade. Além disso, a cobertura e a luz proporcionam uma experiência espacial única. 

Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores
Pátio de Atividades. Imagem © Schran Images

Esta é uma escola sobre paralelismo e luz. A escola se espalha livremente no vasto terreno, tornando-se um “mat-building”. O bloco de ensino de dois andares é composto pela “plataforma” (salas de aula funcionais) no primeiro andar e pelas “cabanas” (salas de aula padrão) no segundo andar. A plataforma elevada oferece mais espaços abertos, permitindo que os alunos realizem atividades ao ar livre durante o recreio de forma mais conveniente. As "cabanas" com vários formatos de telhados delineiam uma visão de conto de fadas. Internamente, um espaço de sala de aula suave e interessante é criado através da claraboia. O design da estratégia de cobertura e luz é baseado nas idades dos alunos e nos estilos de aprendizagem de diferentes séries. Como tal, os alunos terão diversas experiências espaciais de salas de aula ao longo dos seis anos de estudo. Em planta, 54 turmas são divididas em seis turmas, cada uma com um pátio como centro de convívio e atividades. Salas de aula e pátios são conectados por corredores comuns para formar um layout modular uniforme no bloco de ensino. Não há hierarquia ou um centro claro no layout, onde os alunos podem se mover ou brincar livremente. Cabanas, plataformas, pátios, árvores e pessoas, juntos criam uma paisagem urbana diversificada e interessante. É nosso desejo que esta escola seja como uma cidade, gerando imaginação, liberdade e milagres. —— HUA Li

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária de Qingyijiang / TAO (Trace Architecture Office)" [Qingyijiang Road Elementary School / TAO (Trace Architecture Office)] 24 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982431/escola-primaria-de-qingyijiang-tao-trace-architecture-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.