Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura

Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Marcos Guiponi

Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira, VigaRefúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Bancada, VigaRefúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, VigaRefúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de ExteriorRefúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Mais Imagens+ 22

Villa Serrana, Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Marcos Guiponi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Refúgio Ventolera tira seu nome de sua situação: fica na área mais alta de um desfiladeiro profundo, onde é exposto a um corredor de vento. Além de inspirar seu nome, esta exposição oferece ao refúgio vistas surpreendentes e excepcionais. Em ambos os casos, o caráter exposto do terreno torna-se ponto de partida do projeto, que encara a situação como uma oportunidade de construir uma relação estreita com a paisagem onde se insere.

Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga
© Marcos Guiponi
Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Marcos Guiponi
Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Bancada, Viga
© Marcos Guiponi

Por um lado, o projeto está localizado em uma encosta íngreme na qual predominam os afloramentos rochosos característicos da região. Esta característica da topografia levou à decisão de estabelecer um plano horizontal sobreposto, destacado do terreno, para desenvolver o programa. Desta forma, o projeto adquire a condição de um mirante, onde os espaços de abrigo são gerados no perímetro imediato e todo o espaço interno principal é voltado para a paisagem. Trata-se de um grande mirante que projeta o interior em direção ao horizonte da serra, em um jogo que procura introduzir a paisagem de montanha no interior do abrigo em uma experiência panorâmica.

Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Viga
© Marcos Guiponi
Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Interiores, Janela
© Marcos Guiponi
Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Imagem 19 de 27
Planta Térreo
Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Imagem 23 de 27
Corte BB
Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Marcos Guiponi

Em segundo lugar, este diálogo estabelecido com a topografia se manifesta de duas formas diferentes: durante o dia o abrigo se camufla graças aos reflexos gerados pela janela principal, dando privacidade e transparência aos ambientes internos, enquanto à noite esta relação se inverte e se cria um efeito de lanterna que destaca o interior do projeto dentro da paisagem da comunidade de Villa Serrana.

Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Imagem 18 de 27
Axonométrica

A disposição interna é dominada por um bloco programático contendo todas as operações e funções necessárias para viver (cozinha, banheiros, armazenamento, instalações, etc.), separando o espaço social principal da área privada de dormitórios. Na área principal de estar, optou-se por uma estratégia de hierarquização do volume sobre a extensão da planta, com um pé direito duplo que amplia a experiência de projeção para a paisagem de forma mais robusta.

Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura - Fotografia de Exterior
© Marcos Guiponi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Ventolera / TATÚ Arquitectura" [Refugio ventolera / TATÚ Arquitectura] 24 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982406/refugio-ventolera-tatu-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.