Sede JD.com / gmp Architects

Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Images

Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Exterior, FachadaSede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, VidroSede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaSede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Interiores, FachadaSede JD.com / gmp Architects - Mais Imagens+ 11

  • Coordenador Do Projeto: Meinhard von Gerkan and Stephan Schütz with Nicolas Pomränke
  • Arquiteto Responsável: Li Min
  • Equipe De Detalhamento De Projeto: Daniele Busi, Rosaria de Canditiis, Johannes Erdmann, Maria Ferreira, Felix Kastner, Andrés Stohlmann, Ho-Jin Wi, Yao Yi, Yang Yang, Zhang Xu
  • Cidade: Chengdu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. A sede regional sudoeste da empresa de comércio eletrônico Jingdong (JD.com) foi concluída na capital da província de Sichuan, na China. O projeto dos arquitetos von Gerkan, Marg and Partners (gmp), vencedores do concurso internacional realizado em 2016, estabelece o conceito de uma sequência espacial que flui horizontal e verticalmente, gerando uma troca entre o lado de dentro e o lado de fora do edifício.

Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Vidro
© Lucepo Photography, Huang Qinglong

Baseado em um princípio geométrico simples, foram criados espaços internos e externos interligados que oferecem diversos lugares de comunicação e troca, bem como espaços de trabalho variados: o edifício de onze andares é composto por três volumes que se assemelham à forma do número 8 geometrizado, empilhados e girados 90 graus uns em relação aos outros.

Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Fachada
© Schran Images

Esta disposição cria pátios internos ajardinados, assim como coberturas verdes dentro do conjunto escultural do edifício. A nova construção foi submetida a uma altura máxima de 60 metros e, com sua alta densidade, oferece espaços flexíveis para escritórios, todos com acesso direto a áreas verdes. A disposição em forma de 8 também garante luz natural para todas as estações de trabalho.

Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Interiores
© Schran Images
Sede JD.com / gmp Architects - Imagem 12 de 16
Planta
Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Lucepo Photography, Huang Qinglong

A maior parte da carga estrutural é distribuída entre os nove núcleos sólidos do edifício utilizados para a circulação vertical, permitindo assim a máxima flexibilidade para a subdivisão dos aproximadamente 12.500 m2 de cada pavimento. Além das instalações públicas no primeiro andar, tais como um auditório e uma sala de exposições, outros espaços de uso social se distribuem nas áreas de mezanino no 5º e 9º pavimentos, andares que se beneficiam de amplos terraços.

Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Pilar
© Schran Images

A fachada, com suas dobras em forma de dentes de serra, reforça a leitura dos três volumes empilhados; cada terceiro andar tem elementos finos e verticais de vidro, além de elementos de concreto alternando com caixilhos de ventilação integrados que podem ser abertos individualmente. Dependendo do ângulo de visão, o edifício é percebido como um conjunto mais transparente ou mais opaco o que, aliado à estratégia de empilhamento dos volumes, cria uma presença viva e inconfundível no ambiente da cidade.

Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Schran Images
Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Images

Com o novo edifício da JD.com, uma das maiores empresas on-line do mundo, gmp conclui outro projeto para uma empresa líder on-line e de TIC na China.

Sede JD.com / gmp Architects - Fotografia de Exterior
© Schran Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chengdu, Sichuan, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede JD.com / gmp Architects" [JD.com Headquarters / gmp Architects] 25 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982405/sede-jom-gmp-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.