Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio

Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Janela, JardimMesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoMesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de ExteriorMesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Exterior, FachadaMesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Mais Imagens+ 15

Jatinangor, Indonésia
  • Arquitetos: JXA Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:KIE
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arturo Flakes Multicolor, Cisangkan Roof, Conwood, Jayaboard Gypsum, Niro Granite Indonesia
  • Arquiteto Responsável: Ruky Rukmono
  • Arquitetura: JXA Studio
  • Construtora: Estatura.id
  • Coordenador Do Projeto: Egi Restiadi
  • Projeto Estrutural: Utep Rahmat
  • Cidade: Jatinangor
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Exterior, Escada, Fachada, Janela, Jardim
© KIE

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um país com um dos maiores números de muçulmanos do mundo, o desenvolvimento do Islã na Indonésia emerge através de uma extensa história. Um dos impactos com a vinda do Islã para o país é o desenvolvimento da exuberante arquitetura das casas de culto, como resultado da exposição da cultura tradicional indonésia. Uma das mesquitas recém-projetada que representa valores históricos vernaculares é a Mesquita Al Huda em Jatinangor, em Java Ocidental.

Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© KIE
Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Imagem 16 de 20
Planta de Situação
Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© KIE

Desde o início, o proprietário da mesquita expressou sua aspiração de que este projeto se tornasse um lugar para acomodar atividades religiosas em uma área tão populosa. Além disso, a mesquita que anteriormente tinha valores históricos da família do proprietário deverá se tornar um novo ícone na região. O projeto da Mesquita Al Huda pretende ser um oásis de uma confortável casa de culto. Os projetos são novos, mas a maioria deles preserva a forma original. Em vez de adotar a forma de cúpula que é a característica das mesquitas em geral, este edifício adota um design aplicado às mesquitas indonésias antes do século XIX. A arquitetura certamente reflete um exemplo comum da arquitetura tradicional da mesquita javanesa ou indonésia da época.

Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Exterior
© KIE
Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Imagem 17 de 20
Planta Pavimento Térreo

A edificação possui uma forma quadrada com um telhado tropical sobreposto. A cobertura mostra numerosas semelhanças com as estruturas de madeira das civilizações hindu-budistas de Java e Bali. A estrutura do telhado é o quanto mais alta menor, o que significa Fé, Islã e Excelência. As fachadas da mesquita fornecem uma varanda para atenuar o clima tropical que também pode funcionar como uma área de oração quando necessário. A presença da caligrafia moderna no padrão da divisória da fachada faz com que esta área tenha um papel significativo como muro que orienta o visitante a entrar na área interna da mesquita.

Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Interiores
© KIE
Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Imagem 20 de 20
Corte 2
Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© KIE

Interior sereno e pacífico — A sala de oração no primeiro pavimento é direcionada por uma parede centralizada em um ponto de perspectiva delimitada por um espelho d'água. A água tem o poder de dar tranquilidade aos espaços arquitetônicos. A área de ablução, setor principal para iniciar a oração, também está voltada para uma grande parede de tijolos de vidro que ilumina a sala com luz natural, mas manter a privacidade. O interior da sala de oração no segundo pavimento utiliza um desenho que expõe a grandeza da sala projetada com três estruturas de telhado com uma altura de até 10 metros. Nas paredes do mihrab, há também uma exibição visual de 99 modernas grades de caligrafia de Asmaul Husna, criando um espaço magnífico para estimular uma experiência espiritual mais valiosa.

Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© KIE
Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© KIE

Materiais e desafios do processo de construção — A Mesquita Al Huda utilizou tijolos locais, madeira de teca e seixos combinados com terracota. A maioria destes materiais são das ruínas da antiga mesquita quando esta foi demolida, visando que o valor sentimental do antigo edifício ainda esteja presente na nova configuração. Em sua implementação, o processo de construção da mesquita ocorreu com o surto da pandemia da COVID-19. Portanto, houve vários ajustes de projeto, como a instalação de uma área para lavagem das mãos que foi então projetada para ser integrada em uma única unidade com instalações de ablução adicionais na área da varanda. Esta é uma resposta para cumprir com o protocolo de saúde pré-determinado e é uma característica única do projeto da fachada de entrada. Em geral, o projeto da Mesquita Al Huda visa combinar elementos e valores tradicionais com uma filosofia de construção moderna para criar um projeto de mesquita contemporânea.

Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© KIE

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jatinangor, Sumedang Regency, West Java, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita Al Huda Nusantara /JXA Studio" [Al Huda Nusantara Mosque / JXA Studio] 24 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982338/mesquita-al-huda-nusantara-jxa-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.