Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos

Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim, VigaPré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, CorrimãoPré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, VigaPré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, FachadaPré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Puerto Varas, Chile
  • Arquitetos: LAGAR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2922
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Comercial Arratia, Forbo, Maderas Laminadas, Rothoblass
  • Paisagismo: Los Huealves
  • Projeto Sanitário: Reinaldo Cerna
  • Projeto Elétrico: Serviin
  • Projeto De Climatização: Ferrosur
  • Proyecto De Ingeniería: Jorge Dominguez
  • Constructor: Cerro Moreno
  • Cidade: Puerto Varas
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim, Viga
© Andrés Laborde

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Colégio Puerto Varas foi construído em 1996 na periferia da cidade de mesmo nome, em um terreno elevado, com morros ondulados e uma ampla vista para o campo, a Cordilheira dos Andes no horizonte e a cidade de Puerto Varas abaixo. Ao longo dos anos foi sendo cercado por novos projetos de habitação e equipamentos. Apesar desse crescimento, a escola mantém como princípio a experiência de viver imersa em seu contexto, consciente da comunidade, do clima e da natureza que a rodeia.

Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Fachada
© Nico Saieh
Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Nico Saieh
Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Nico Saieh

O projeto se baseia no conceito de "todos os espaços educam", desde as salas de aula, os pátios, os banheiros e, é claro, os jardins e áreas de lazer; em cada lugar temos a oportunidade de educar e aprender algo novo. O edifício do projeto deveria cobrir todo o ciclo pré-escolar do colégio, então foi escolhido implantá-lo no setor leste do terreno, onde havia um conjunto de eucaliptos e árvores não endêmicas que foram substituídas por espécies nativas. Dado o tamanho e a diferença de nível, foi necessário "dobrar" o edifício, alternando pátios contidos e abertos, assim como estabelecer um diálogo em relação aos edifícios existentes.

Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© Nico Saieh
Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© Nico Saieh
Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Imagem 25 de 32
Planta Térreo
Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Imagem 27 de 32
Cortes A e B
Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Nico Saieh
Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Nico Saieh

O programa é organizado em torno de dois grandes pátios cobertos que refletem a colina em que estão localizados. As salas de aula, todas semelhantes, mas diferentes, cercam esses pátios ao leste, aproveitando o sol da manhã e a vista para a paisagem natural. Este é o momento da descoberta, os pátios ziguezagueando gerando pequenos cantos conectados aos grandes espaços, as escadas são transformadas em bancos e as rampas de acessibilidade universal em áreas de lazer. Assim, desde a entrada do conjunto até o último pátio, desce-se mais de 4 metros, em um percurso onde as crianças andam e descobrem todos os dias. Em contraste, a cobertura do edifício é um grande manto, contínuo e horizontal, que contrasta com o chão, acentuando esta diferença de altura. Os 2,7m2 de sala de aula por criança são revestidos no interior com painéis de compensado ranhurado que absorve o ruído e suporta a agitação de todas as atividades envolvendo as crianças.

Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga
© Nico Saieh
Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Andrés Laborde

Dois sistemas de iluminação foram combinados para gerar atmosferas diferentes, dependendo do trabalho a ser realizado. Ao mesmo tempo, todas as salas têm uma abertura para o jardim ao ar livre, e ao lado dessas portas são guardadas botas e capas para trabalhar ao ar livre durante todo o ano. As salas de aula compartilham um banheiro e nos pátios as pias rodeiam uma jardineira para aumentar a consciência sobre o ciclo da água e o cuidado com a mesma. A mesma ideia se repete do lado de fora, na área de acesso, a água da chuva é coletada da cobertura e desce até uma piscina de onde sai um riacho que correrá por todos os jardins da escola até encher um grande lago.

Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Imagem 29 de 32
Axonométrica Explodida

Os móveis das salas de aula também foram projetados para gerar autonomia desde o armazenamento dos materiais até a lavagem dos elementos e a reciclagem. Todos eles foram feitos de pinho laminado para manter uma paleta limitada de materiais e cores. Com relação aos materiais, os muros e paredes foram feitos em concreto armado, a cobertura tem uma estrutura de madeira laminada e painéis com isolamento Isopol. Esses painéis revestem o perímetro do edifício. O piso é um tapete de vinil acústico Forbo na cor Sarlon Resin Kiwi e o teto é forrado por uma placa de gesso cartonado RF, espuma absorvente de som com peças de pinho 2x1". O trabalho paisagístico externo utilizou os troncos dos eucaliptos para criar circuitos lúdicos, jardineiras e hortas a leste, e a oeste o solo foi "corrugado" para criar novos espaços para brincadeiras espontâneas e colaborativas entre as crianças.

Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Corrimão
© Nico Saieh

Em resumo, trata-se de um edifício que explora a diversidade espacial como resultado da topografia e do programa sem um manual de uso, para que as crianças inventem maneiras impensáveis de viver e brincar. Possui também uma oficina de nutrição e uma de ofícios para o uso de todos os alunos da escola, bem como salas e espaços abertos que também são projetados para o uso da tarde, recebendo palestras e oficinas dadas pela escola para toda a comunidade, proporcionando assim um espaço de crescimento e desenvolvimento não só para seus alunos, mas também para todos aqueles que convivem com a comunidade da escola.

Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Puerto Varas, Los Lagos, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pré-escola para o Colégio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos" [Preescolar para el colegio Puerto Varas / LAGAR Arquitectos] 23 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982256/pre-escola-para-o-colegio-puerto-varas-lagar-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.