Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco

Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Fotografia de Exterior, FachadaCasa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Fotografia de Interiores, JanelaCasa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Mais Imagens+ 25

Caldas da Rainha, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  232
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Outro Estúdio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ayeme, Cortizo, MARAZZI, Mitsubishi, NORFIRE, Perfilis
  • Arquiteto Líder: Gonçalo Duarte Pacheco
  • Cidade: Caldas da Rainha
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Fotografia de Exterior, Fachada
© Outro Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. LUGAR. Casal do Frade é uma pequena povoação, essencialmente, definida pela “rua principal”, sendo localizada na cota alta de uma elevação sobre um vale essencialmente agrícola, definido pelo rio Arnóia. O lote que delimita o projeto localiza-se na cota mais alta da povoação e dispõe de uma vista de 180º sobre o vale do rio e sobre uma densa floresta a norte e a nascente.

Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Fotografia de Exterior
© Outro Estúdio

CONCEITO. A casa CF foi definida na parte central do terreno, a meia encosta, tirando partido das vistas sobre o vale. O conceito para o desenvolvimento da habitação estabeleceu-se através de três premissas:

Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Fotografia de Interiores, Janela
© Outro Estúdio
Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Imagem 21 de 30
Planta - Baixa
Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Outro Estúdio
Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Fotografia de Interiores
© Outro Estúdio

  • Plataforma – Estabeleceu-se toda a habitação numa única cota;
  • Pátio – Definiram-se os volumes do programa em torno de um pátio, de forma a tirar partido da luz solar, funcionando também como o “coração” da casa, tirando partido de um espaço mais intimista e reservado aos habitantes da casa;
  • Pontos de vista – De forma a separar e individualizar a vivência dos diferentes espaços são definidos terraços individualizados, que funcionam como extensão e transição do interior para o exterior da habitação.

Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Imagem 30 de 30
Modelo

A configuração final da casa é, assim, definida por dois planos horizontais, um piso e uma cobertura que têm a mesma forma, as quais incorporam e agregam a experiência da casa em torno do pátio.

Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Imagem 26 de 30
Axo

CONSTRUÇÃO. A casa foi concebida com sistemas de construção simples: estrutura de betão armado, paredes revestidas a blocos de argila e sistema de capoto pintado de branco. Um pavimento único contínuo em microcimento cinzento define os terraços e todo o programa interior da habitação e no exterior o pavimento em blocos de granito define a zona do pátio e a zona de entrada da casa. O projeto define ainda um conjunto de portadas de correr e pivotantes em ripado de alumínio lacado de branco, que conferem à habitação a possibilidade de aumentar a sensação de conforto e intimidade nos terraços da habitação.

Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco - Fotografia de Exterior, Fachada
© Outro Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CF / Gonçalo Duarte Pacheco" 22 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982210/casa-cf-goncalo-duarte-pacheco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.