Mercado Mané / BLOCO Arquitetos

Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaMercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraMercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, VigaMercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de JantarMercado Mané / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Light Design Brasília, Ricca Móveis
  • Arquitetos Autores: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco
  • Coordenação De Projeto: Bárbara Neumann e Caio César Nascimento
  • Equipe De Projeto: Luis Alcântara
  • Construção: Rotacon Construtora
  • Paisagismo: Claudia Pellicano e Ana Paula Roseo
  • Automação: Grupo Orion
  • Projeto Fotovoltaico: CGR Energia
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Brasília, entre o Estádio Nacional Mané Garrincha e o Ginásio Nilson Nelson, no Eixo Monumental, o projeto do Mercado Mané reaproveitou a estrutura de cobertura de uma edificação existente. O empreendimento funcionará de forma temporária até a instalação definitiva do futuro Complexo Esportivo de Brasília naquele local, prevista para 2026. Até lá, o objetivo foi reaproveitar parte da infraestrutura existente no local e transformá-la para abrigar um novo uso: um mercado voltado para a área de gastronomia. A edificação existente foi utilizada durante os Jogos Pan-Americanos de 2007. Porém, após o evento, seu espaço teve apenas usos esporádicos e se encontrava vazio e sem uso.

Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Joana França
Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Joana França

A ideia foi requalificar o espaço com a adoção de soluções simples de intervenção, em razão do curto prazo de obra: 3 meses. Retiramos as paredes que circundavam a antiga construção com o intuito de criar uma “grande varanda” sob a qual distribuímos todas as funções do novo programa em áreas semiabertas que podem fazer uso pleno da ventilação e iluminação naturais. Revitalizamos a cobertura e fizemos pequenas alterações nela, tais como a pintura do sistema de coleta de águas pluviais e o sistema de iluminação com lâmpadas em cada um dos “nós” da estrutura, marcando sua modulação. Criamos uma laje de piso de concreto inteiramente nova e ligeiramente elevada do chão de modo a redefinir e ampliar os limites do mercado e marcar seus acessos principais sem a necessidade de cercas ou outras barreiras visuais. Ao redor do piso criamos áreas ajardinadas perimetrais que também adentram o espaço interno e delimitam ambientes, trazendo o paisagismo para dentro da grande cobertura. 

Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Joana França
Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Viga
© Joana França

O novo programa foi distribuído em pequenas edificações e peças de mobiliário fixo que foram construídas sob a cobertura. Para isso, utilizamos apenas dois materiais diferentes: o concreto - na forma de blocos estruturais aparentes para as lojas e concreto aparente para as jardineiras e o mobiliário fixo - e a estrutura metálica pintada de cinza chumbo que foi usada para criar um “segundo teto” que é vazado e mais baixo. Esta estrutura, executada em um “plano vazado” conformado por módulos de 100x100cm, serve para apoiar a iluminação auxiliar e partes complementares do programa de cada loja sem impedir a visão livre para a estrutura espacial da cobertura existente.

Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Joana França
Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Imagem 23 de 24
Layout
Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Joana França

Os “módulos” do programa foram distribuídos de modo a definir um fluxo sinuoso dos usuários, entremeando circulação e espaço de mesas. Padronizamos os espaços comerciais com o bloco de concreto, sem a necessidade de revestimentos ou pinturas, à exceção das áreas de cozinha e preparo de comida, conforme exigências da vigilância sanitária. A acessibilidade é total, com rampas de acesso, balcões rebaixados e estrutura de sanitários e mesas reservadas.

Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Joana França
Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Imagem 24 de 24
Corte e fachada

O complexo conta ainda com sistema de energia fotovoltaica que foi pensado como uma fonte adicional para suprir o alto consumo de energia na operação dos restaurantes. Sendo assim, o Mané conta com um sistema híbrido, parcialmente alimentado pela rede local e parcialmente alimentado por energia fotovoltaica.

Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Joana França

Ao lado da edificação foi criada uma horta urbana, a qual recebe compostagem a partir dos materiais gerados no mercado. Assim, será possível ajudar a criar consciência em todo o “ecossistema” do funcionamento do mercado, contando também com o cultivo de alimentos saudáveis que serão direcionados para doação. Essa atividade integra ainda a ação Lixo Zero, que tem como objetivo diminuir o impacto ambiental com a redução de resíduos em pelo menos 90%.

Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Joana França

O mercado também oferece uma série de atrações, tendo como foco a responsabilidade social e a inclusão, serão realizadas no espaço aulas de cursos profissionalizantes da área de gastronomia do SENAI para pessoas em situação de vulnerabilidade social e arrecadação de alimentos.

Mercado Mané / BLOCO Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Eixo Monumental - Brasília, DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado Mané / BLOCO Arquitetos" 11 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982147/mercado-mane-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.