Casa el Llano / Rubén Muñoz

Casa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Floresta
© Rubén Muñoz

Casa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Exterior, FlorestaCasa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de ExteriorCasa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de InterioresCasa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Interiores, Porta, TerraçoCasa el Llano / Rubén Muñoz - Mais Imagens+ 13

Santa Juana, Chile
  • Arquitetos: Rubén Muñoz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  186
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rubén Muñoz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Quimica Universal
  • Colaboradores: Daniel Monsalve, Matías Ramírez
  • Engenharia Estrutural: Felipe Zavala
  • Instalações Sanitárias : Felipe Zavala
  • Instalações Elétricas: Luis Mundaca
  • Carpintaria : Sergio Bustamante
  • Cidade: Santa Juana
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Exterior, Floresta
© Rubén Muñoz

"Para nossos avós, uma torre familiar, uma moradia, uma fonte, até suas próprias roupas, seu manto, eram infinitamente familiares; cada detalhe era como se fosse um baú no qual eles encontravam a humanidade e somavam suas economias humanas. Eis que coisas indiferentes correm em nossa direção, aparências, armadilhas, nada em comum com a moradia dos nossos avós... Coisas dotadas de vida, coisas vividas, as coisas admitidas à nossa confiança estão em declínio e não podem mais ser substituídas. Somos talvez os últimos que sabem disso. A responsabilidade de preservar não apenas sua memória, mas seu valor humano e lírico recai sobre nós." Rainer Maria Rilke.

Casa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Exterior
© Rubén Muñoz

Esta casa só quer ser uma casa e nada mais. Gostaria de passar despercebida, voltar a um "grau zero" aproximando-se das construções anônimas de madeira do sul do Chile, rumo a "uma arquitetura humilde". Esta casa só tenta uma coisa, reconstruir os imaginários da memória dos seus habitantes: um celeiro onde o tempo da infância passou sem pressa; uma meia-água de madeira arruinada que já foi uma leiteria; um corredor onde se pode apreciar a passagem das estações; uma tentativa de aproximação entre natureza e artificial, quase incestuosa, como na obra de Arnold Böcklin.

Casa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Exterior, Jardim
© Rubén Muñoz

Um refúgio que transforma a paisagem natural em paisagem interior. Não apenas como um recorte medido e delimitado, mas também como claraboia e como um pequeno pátio onde a chuva cairá. Seus limites são um corredor aberto a uma colina suave que desce em uma planície, em direção a uma pequena floresta nativa, e uma galeria interior com luz zenital, que servirá como sala de exposições de obras de arte.

Casa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Rubén Muñoz
Casa el Llano / Rubén Muñoz - Imagem 15 de 18
Planta e elevações
Casa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Interiores
© Rubén Muñoz

O projeto propõe uma resposta contemporânea à habitação em um contexto semi-rural, com o menor impacto ecológico possível na sua construção. O estado natural da paisagem é preservado, evitando intervir na topografia e preservando a vegetação nativa. São aplicados critérios de sustentabilidade que tendem à autonomia individual e comunitária. A água potável é captada nas nascentes e tratada coletivamente. Os sistemas de esgoto são autônomos. A energia elétrica é produzida por painéis solares.

Casa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Interiores
© Rubén Muñoz
Casa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Interiores, Porta, Terraço
© Rubén Muñoz

Construída por um mestre carpinteiro local, esta construção austera é estruturada por esquadrias e treliças de madeira de pinus. Como estratégia bioclimática, juntamente com a proteção por meio de um corredor ao norte, tanto das copiosas chuvas locais quanto do sol direto, foi contemplada a ventilação passiva, bem como uma divisória perimetral ventilada, revestida com madeira por dentro e por fora. No interior, as variações da luz natural são refletidas nas tábuas de pinus do deck vertical tingido de branco, valorizando os gestos e objetos cotidianos da vida doméstica. Do lado de fora, as tábuas são empilhadas horizontalmente, a madeira é preta, desgastada, antiga.

Casa el Llano / Rubén Muñoz - Fotografia de Exterior, Floresta
© Rubén Muñoz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa el Llano / Rubén Muñoz" [Casa el llano / Rubén Muñoz] 20 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982120/casa-el-llano-ruben-munoz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.