Edifício Residencial 95 Evans Street / MJA Studio

Edifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEdifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraEdifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Cerca, FachadaEdifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de InterioresEdifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: MJA Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1263
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dion Robeson
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adbri Masonry, Alspec, BLUECHIP Group, Brikmakers
  • Equipe De Projeto: Jimmy Thompson, Stefan Han Wei Oh, Stephen Corns, Megan Cordin, Harriet Drummond
  • Arquitetura: MJA Studio
  • Engenheiro Estrutural: Forth
  • Construtora: Builden Construction
  • Cidade: Shenton Park
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Dion Robeson

Descrição enviada pela equipe de projeto. 95 Evans St é o primeiro empreendimento multifamiliar a ser concluído dentro de uma área recentemente urbanizada e orientada para o trânsito, para atender às metas residenciais de ocupação de Perth. Como resultado, o projeto teve a responsabilidade de estabelecer um precedente positivo para todo o desenvolvimento futuro na área predominantemente residencial. O local é particularmente sensível, pois está situado diretamente na transição entre duas zonas — a zona R15 a leste (residencial unifamiliar e isolada) e a zona R100 mais densa a oeste. Com uma transição tão abrupta sobrecarregando o local, uma resposta bem pensada era essencial. A intenção tanto do cliente quanto da equipe de projeto era estar à altura deste desafio e responder a estes aspectos únicos do local de forma responsável e com o máximo de sensibilidade possível.

Edifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Dion Robeson

O projeto oferece a tão necessária diversidade habitacional para o Shenton Park, com dez apartamentos de qualidade que oferecem aos moradores locais a oportunidade de viver confortavelmente no subúrbio que amam, perto das comodidades do bairro e do transporte público. Além disso, com uma rica herança de precedentes arquitetônicos de alta qualidade, que inclui projetos de Iwan Iwanoof, Bernard Seeber e Bob Gare, a 95 Evans Street procurou oferecer uma adição marcante e única à história da rua e da arquitetura do Shenton Park e de Subiaco.

Edifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Dion Robeson
Edifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Imagem 12 de 15
Planta Primeiro Pavimento
Edifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de Interiores
© Dion Robeson

Com a 95 Evans Street, a própria arquitetura torna-se o ponto de transição. Os recuos laterais são maximizados para o limite inferior da fronteira leste, empurrando a massa do edifício principal para longe de seu vizinho. Este movimento chave, com um aumento significativo dos recuos da rua principal, molda cuidadosamente a massa fundamental do edifício no local, maximizando a sensibilidade para o bloco adjacente.

Edifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de Interiores, Bancada, Janela, Pia
© Dion Robeson

Estes movimentos de massa são então integrados à forma construída para refletir e acentuar a transição de zona. Com uma paleta de materiais que se baseia no contexto circundante (concreto, tijolo e madeira), a fachada principal da rua é dividida em quatro vãos. A primeira para o lado oriental predominantemente de baixa estatura expressa a horizontalidade, enquanto às três restantes incorporam a transição para a zona R100 através do fluxo ascendente das floreiras de concreto ripado, à medida que a construção avança para atender ao zoneamento de maior densidade.

Edifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Dion Robeson

A sustentabilidade foi integrada desde o início, tanto com a orientação e envidraçamento do piso ao teto maximizando a entrada de luz solar e a ventilação natural de todos os apartamentos. Estes movimentos, combinados com o painel solar no telhado, reduzem consideravelmente as demandas de energia operacional do edifício. Tanto a proximidade do local com a estação de trem quanto o excesso de vagas para bicicletas fornecidas no local também permitem que a circulação de bicicletas e pedestres seja priorizada.

O paisagismo é tecido em todo o projeto, incorporando-o em seu entorno arborizado e proporcionando áreas de plantio que excedem os requisitos de planejamento local. Duas árvores significativas também foram retidas na parte posterior do lote, enquanto as floreiras da rua oferecem oportunidades de assentos que facilitam o envolvimento da comunidade e os encontros sociais. 95 Evans Street demonstra como boas decisões de projeto podem mitigar problemas potenciais em transições abruptas de zoneamento. O edifício se tornou um marco único em uma área arquitetonicamente rica, e constitui um exemplo positivo para futuros projetos de preenchimento suburbano.

Edifício Residencial 95 Evans Street  / MJA Studio - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada
© Dion Robeson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shenton Park WA 6008, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial 95 Evans Street / MJA Studio" [95 Evans Street Residential Building / MJA Studio] 17 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982021/edificio-residencial-95-evans-street-mja-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.