Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura

Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, PrateleiraApartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Sofá, PortaApartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, JanelaApartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Mais Imagens+ 18

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  97
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, AutoDesk, Roca Cerâmica, Santo Antônio Ladrilhos, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Maurício Ambrosi Rissinger, Guilherme Nogueira, Tiago Scherer
  • Equipe De Projeto: Maurício Ambrosi Rissinger, Guilherme Nogueira, Tiago Scherer, Yasmin Feijó Jaskulski, Sophia Frantz Do Amaral, Amanda Hoffmann De Abreu, Luiza Dala Rosa, Júlia Külzer, Camila Eisenhut, Pedro Diaz del Castillo, Marina Aragão, Laura Siqueira, Natália Wiehe
  • Engenharia: Construforme Construções
  • Paisagismo: Estúdio Acca
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada, Viga
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto de interiores encontra-se dentro do Sodré272, edifício residencial também projetado por nós. A proposta do Sodré272 era subverter a tendência do bairro que desperta o interesse das construtoras em construir grandes torres, e fazer um edifício de pequena escala com uma materialidade incomum para a maioria das edificações vizinhas.

Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Mesa, Cadeira, Viga
© Marcelo Donadussi
Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Sofá, Porta
© Marcelo Donadussi

Começamos valorizando as lajes compostas de painéis treliçados de concreto, deixando-as aparentes e criamos uma iluminação especial que joga uma linha de led para o teto e marca este elemento estrutural. As fachadas leste e oeste possuem grandes caixas de concreto aparente que formam volumes independentes e abraçam o prédio até a fachada sul. Estas caixas trazem robustez ao edifício e tornam-se parte do mobiliário interno que nós utilizamos como grandes bancos e mobiliário embutido.

Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Prateleira, Janela
© Marcelo Donadussi
Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela
© Marcelo Donadussi

A fachada norte possui uma grande sacada linear que projetamos para barrar o sol forte do verão com sua projeção, aliada aos painéis deslizantes de madeira natural. Com o conforto térmico interno garantido pelo projeto da edificação, auxiliados pela Estúdio Acca criamos um verdadeiro jardim, usamos uma chapa de madeira para construir um banquinho e instalamos um varão para pendurar um balanço no teto da sacada. Desta maneira incentivamos os moradores a usar este espaço e serem os olhos da rua, já que esta fachada esta voltada para uma servidão que cruza o quarteirão e que foi desprezada por todas as demais edificações.

O apartamento foi entregue com laje de concreto polido, apenas fizemos uma lapidação deste elemento. Solução de baixo custo e que valoriza a textura do próprio concreto. Visto que temos concreto no teto e no piso, decidimos que tínhamos que eleger elementos de cor. Escolhemos o ladrilho hidráulico azul para as paredes da cozinha e estar, que formam um lindo painel com desenho criado por nós! No outro extremo da sala, o volume de madeira marca a área íntima do apartamento. Entre o móvel com prateleiras permeáveis e a madeira, posicionamos a bancada para um eventual trabalho em casa.

Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Marcelo Donadussi
Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Marcelo Donadussi

O Hall dos dormitórios é totalmente em madeira e a marcenaria da suíte principal recebe o tom azul índigo que conversa com o revestimento cerâmico d banheiro do casal e com os ladrilhos da sala. Armário e cama formam uma ilha no centro do quarto e delimitam o closet. O elemento de concreto aparente que vem lá da fachada aqui vira banco, e uma jibóia linda sobe pelo concreto e se prende aos nichos superiores deixando a visual mais agradável.

Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Imagem 23 de 23
Planta

Jantar, cozinha e serviço organizam-se em torno da churrasqueira de concreto aparente. Ao lado dela, voltado para o jantar, projeramos um móvel com portas de vidro canelado que serve para guardar utensílios relacionados às refeições. O serviço fica escondido atrás destes dois elementos e também recebeu uma porta de vidro, posicionada bem ao lado da torre de fornos. Estratégias que já havíamos pensado quando projetamos o edifício, e que agora se tornaram realidade com o projeto de interiores.

Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Prateleira, Pia
© Marcelo Donadussi

Por último, já saindo do apartamento (ou entrando) o hall preserva os elementos já entregues pela construtora: a porta de madeira natural (Grápia) e uma parede de concreto aparente com as marcas das botoeiras oriundas dos elementos de fixação dos painéis da concretagem. Pensando em valorizar esta composição, criamos penduradores de madeira torneada que organizam os objetos que os moradores usam ao sair de casa. O conjunto Sodré272 + interiores do apartamento 401 nos enche de orgulho!

Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Azevedo Sodré, 272 - 401 - Passo d'Areia, Porto Alegre - RS, 91340-140, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Sodré 272-401 / Oficina Conceito Arquitetura" 16 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981957/apartamento-sodre-272-401-oficina-conceito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.