Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura

Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© César Béjar

Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, FachadaClínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Interiores, DormitórioClínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoClínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de InterioresClínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Mais Imagens+ 19

Guadalajara, México
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  926
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografías:César Béjar
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artexa, Atlas Schindler, Barrisol, Cemex, Lifen, Lioli
Mais informaçõesMenos informações
Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Exterior, Janela
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Clínica LR é um edifício para prestar cuidados médicos e cirúrgicos ambulatórios à comunidade na parte ocidental da Área Metropolitana de Guadalajara. É desenvolvido num terreno bastante limitado em torno de edifícios pré-existentes. A sua única fachada, que enfrenta uma avenida movimentada no município de Zapopan, recebe todas as manhãs os raios de sol do leste. Esta situação, juntamente com o fato de as principais horas de funcionamento do edifício terem lugar durante a manhã, levou-nos a gerar uma fachada praticamente cega para favorecer o conforto interno do edifício, proporcionando ventilação através de dois pátios que atravessam o edifício na vertical. Deixando apenas a recepção como um relance do interior para o exterior, uma caixa envidraçada sombreada pela saliência gerada pelos níveis superiores.

Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© César Béjar
Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Interiores
© César Béjar

Tínhamos um programa complexo e regulamentos extensos a aplicar num lote de terreno limitado onde outrora se encontrava uma casa de tamanho médio. Fizemos um exercício de análise profunda e de grande abstracção. Com um objectivo claro: fazer mais com menos. A solução funcional e estrutural baseia-se numa série de pavimentos livres que são gerados por uma caixa de concreto perimetral, que contém o pavimento vizinho no subsolo e transporta as lajes protendidas de cada nível. A materialidade pura e forte do concreto é assim mantida aparente no exterior do edifício. No interior, os espaços são delimitados por paredes livres da estrutura. Geramos um corredor que atravessa a planta ao longo do seu comprimento e que ilumina, ventila e liga os espaços. A essência do edifício é pura no seu exterior e interior, conferindo-lhe um caráter e uma vocação totalmente de acordo com o tema da saúde.

Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Interiores, Dormitório
© César Béjar
Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Interiores
© César Béjar
Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Imagem 24 de 24
Axonometria
Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© César Béjar

O projeco de iluminação tem desempenhado um papel fundamental desde a conceitualização do projeto e veio criar a atmosfera que procurávamos num equilíbrio perfeito entre conforto e cuidados médicos (uma experiência que perseguimos desde os primeiros passos). O edifício foi também concebido como uma estrutura versátil que no futuro (distante) pode acomodar uma miríade de usos e atividades diferentes, uma estrutura de reuso. Numa busca romântica de dar segunda e terceira vidas aos nossos edifícios que aqui permanecerão, mesmo enquanto a paisagem (e a sociedade) continua a transformar-se.

Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guadalajara, Jal., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura" [Clínica LR / Pérez Gómez Arquitectura] 17 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981949/clinica-lr-perez-gomez-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.