Casa de Vidro / Ser Arquitetos

Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de ExteriorCasa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, VigaCasa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, VigaCasa de Vidro / Ser Arquitetos - Mais Imagens+ 15

Ibiporã, Brasil
  • Arquitetos: Ser Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  137
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, Arauco, AutoDesk, Blindex, Chaos Group, Coral, Deca, Portobello, Quartzolit, Tigre, Votorantim
  • Arquitetos Responsáveis: Antônio Carlos Dias Junior
  • Equipe De Projeto: Wellington Nicastro, Luigi Bonno Bolfer, Caio Risso, Rafael Peixoto Biscaia.
  • Cidade: Ibiporã
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Aido
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Ibiporã, no interior do Paraná, em um bairro recém inaugurado e com poucas residências construídas, a Casa de Vidro ocupa um terreno de 300m², sendo 137m² de área construída.

Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga
© Manuel Sá

Decorrente a um orçamento limitado, as habilidades do proprietário como marceneiro e serralheiro foram de grande importância e fundamentais para viabilizar o projeto, onde os elementos construtivos que o norteiam foram inteiramente executados pelo proprietário, sendo eles as esquadrias, estrutura metálica e o forro em madeira.

Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Dormitório
© Manuel Sá
Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Imagem 20 de 20
Planta - Baixa
Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Imagem 13 de 20
Corte A
Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Manuel Sá

Com uma setorização funcional e intuitiva, a casa se dispõe no terreno em 3 blocos que se articulam formando um pátio interno.

Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Manuel Sá

Ao adentrar o terreno, a primeira apreensão é da área social da casa. Na sala de estar, o pé direito alto em conjunto com os fechamentos em vidro, delimitam de forma clara os planos verticais e horizontais, resultando em uma sensação única ao usuário de que a cobertura, projetada em estrutura metálica e forro em madeira, pareça flutuar sobre a construção.

Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Viga, Aido
© Manuel Sá

Valendo-se da ideia de utilizar ao máximo os recursos naturais oferecidos, os dormitórios são voltados para a face oeste, onde encontram-se pátios internos, posicionados estrategicamente com o intuíto de amenizar o calor e tirar proveito da iluminação e ventilação natural, além da circulação íntima ser permeada por portas janelas voltadas para leste que permite a entrada de sol pela manhã e uma ventilação cruzada nesses ambientes, além da permeabilidade, garantir a visual para o pátio externo.

No bloco aos fundos do terreno, está localizada a área gourmet, também com o intuíto de proporcionar permeabilidade e visual para o pátio; lavabo e banheiro da suíte, esse último conta com uma abertura zenital que permite a iluminação e a ventilação natural ao ambiente.

Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Viga
© Manuel Sá

 Os espaços de apoio e serviços são concentrados na face sul do terreno, separados do acesso principal da casa e recuo frontal pelo muro de delimitação do quaradouro, o qual complementa a volumetria da fachada e também permite conexão direta à cozinha.

Casa de Vidro / Ser Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Vidro / Ser Arquitetos" 15 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981926/casa-de-vidro-ser-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.