Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre

Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaEdifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada, VigaEdifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Mais Imagens+ 10

Kristiansand, Noruega
  • Arquitetos: Oslotre
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1466
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyrre Sundal
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GRAPHISOFT, Moelven, Splitcon, Steico
  • Cidade: Kristiansand
  • País: Noruega
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Exterior, Fachada
© Kyrre Sundal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Oslotre AS tem o prazer de apresentar o St. Olavsvei 18, primeiro projeto residencial feito em madeira laminada colada em Kristiansand, Noruega. O projeto de densificação de 5 andares está situado no centro da cidade e oferece apartamentos voltados para compradores de primeira viagem. A maioria dos 28 apartamentos não tem mais de 40m2, mas apesar de modestos em tamanho, são de alta qualidade.

Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Kyrre Sundal
Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Imagem 12 de 15
Térreo

Trabalhando dentro das restrições do terreno, Oslotre conseguiu garantir que cada um dos apartamentos recebesse iluminação de pelo menos duas direções, com varandas e terraços generosos. O pé-direito é maior do que o padrão (de 2,4m para 2,6m) e a maioria das janelas vão do chão ao teto, aumentando a qualidade espacial geral dos apartamentos. Essas janelas de altura total também contribuem para a eficiência dos elementos em madeira laminada cruzada, reduzindo a necessidade de corte e o desperdício geral de materiais.

Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Bancada, Viga
© Kyrre Sundal
Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Interiores, Fachada
© Kyrre Sundal

A eficiência e a racionalidade dos materiais foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Vãos mais curtos permitem uma estrutura de madeira laminada colada extremamente eficiente com elementos de parede com espessura não superior a 8 cm, e as lajes de piso com apenas 12 cm. Os vãos mais curtos são possíveis através da introdução de vigas estruturais de madeira laminada dentro dos apartamentos individuais. Esta solução significa que os apartamentos, embora limitados por vãos mais curtos e pequenas plantas baixas, têm maior possibilidade de flexibilidade e arranjos alternativos dentro desse sistema estrutural.

Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada, Janela
© Kyrre Sundal

O edifício é revestido em cerne de pinus criando um jogo entre painéis lisos e sarrafos extrudados, com tábuas que passam por algumas janelas e cornijas para formar grades, dando à fachada uma expressão leve e dinâmica. O revestimento é tratado com um tom quente. Com o passar do tempo, essa tonalidade se tornará mais acinzentada devido ao processo natural de envelhecimento, contrastando bem com o revestimento abrigado sob as varandas e nas partes recuadas da fachada, que oferece uma sensação mais quente aos espaços íntimos.

Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Exterior, Fachada
© Kyrre Sundal

Esta forma de construir com madeira mostra que é possível criar edifícios deste material que sejam competitivos e econômicos sem comprometer as qualidades arquitetônicas.

Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Kyrre Sundal

Localização do Projeto

Endereço:Kristiansand, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Residencial St. Olavsvei 18 / Oslotre" [St. Olavsvei 18 Residential Building / Oslotre] 14 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981920/edificio-residencial-st-olavsvei-18-oslotre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.