Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL

Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de ExteriorAteliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Exterior, Janela, JardimAteliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Interiores, CozinhaAteliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraAteliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5147
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGROB BUCHTAL GmbH, Actiu, Agena Energie Soleil, Arper, Aumüller, Duravit, Flumroc, Geberit, Gilgen Door Systems, Glas Trösch, Glutz, HAY, HM-Spoerri AG, Hilti, Knauf, Kone, L.Ellgass, Miele, Montana, Opo Oeschger, +7
  • Arquitetos Responsáveis: ELENA FARINI, CHRISTOPHE WIDERSKI
  • Arquitetos: VITTORIO FRAGASSO, VICTORIA ALBURQUERQUE, IGNACIO GONZALEZ, THIBAUT KALUZINSKI, ARTHUR HAGRY, EVA RAVIER, ALICE BRAASTAD
  • Subsecretária: VALERIA MOLINA
  • Cidade: Etoy
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Thomas Jantscher

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração da pequena cidade de Étoy, Suíça, este projeto de restauração e ampliação responde à necessidade de propor novos locais de atividade para pessoas com deficiência mental e física. O volume também será reabilitado para garantir a sua conformidade em termos de segurança contra incêndios, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e eficiência energética.

Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Exterior
© Thomas Jantscher
Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Exterior, Janela
© Thomas Jantscher
Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Imagem 23 de 33
Planta - Térreo
Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Thomas Jantscher

O objetivo do projeto é oferecer à Fundação l'Espérance um ambiente renovado e homogêneo através de uma restauração cuidadosa e funcional. Esta realidade levou à escolha de materiais, volumetria e projeto arquitetônico em coerência com o objetivo de buscar continuidade e unidade com o ambiente construído. A ambição é, em última análise, oferecer um contexto construído e paisagístico harmonioso, com grande comunicação em termos de acessos e percursos, tendo sempre presente a espacialidade, a luz e a transparência dos espaços nos jardins e na natureza.

Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Delphine Burtin

Por meio deste projeto, são utilizadas habilidades para gerenciar diferentes programas em uma mesma configuração urbana, definir a mobilidade acessível, gerenciar todos os fluxos, a complexidade operacional e temporal de vários ambientes simultâneos e implementar um processo participativo com todos os atores envolvidos.

Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Delphine Burtin

O volume propõe uma abordagem de desenvolvimento sustentável e economia de energia. A preservação da estrutura de concreto existente atende plenamente a esse objetivo e também os custos de construção. A edificação foi projetada para oferecer alto desempenho em termos ambientalmente corretos em relação à construção e flexibilidade de espaços para acomodar a remodelação. A escolha dos materiais minimiza a emissão de carbono; a estrutura e a sua montagem permitem a reversibilidade.

Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Janela
© Thomas Jantscher

Para atender às novas necessidades, o volume original passou por transformações que vão desde a elevação de algumas partes até a substituição de todas as fachadas e cobertura. A filosofia adotada para este projeto foi a de oferecer espaços livres de todas as limitações, equipados da mesma forma a nível técnico (aquecimento, ventilação e eletricidade, divisórias removíveis), e por isso facilmente reutilizáveis. Este sistema de “espaços de forma livre” responde a possíveis mudanças no projeto institucional deste complexo.

Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Porta, Bancada, Janela
© Delphine Burtin

Desde o início, o objetivo não era tentar inventar soluções, mas criá-las em colaboração com os usuários que habitam o espaço. Os ateliês fazem parte de uma arquitetura industrial que é considerada um patrimônio que vale a pena preservar com valores a serem respeitados. Mais do que arquitetura fechada e acabada, os ambientes foram concebidos como um sistema aberto e adaptável, prontos para mudarem e se adaptar de acordo com circunstâncias particulares ou temporais. Os espaços são assim facilmente intercambiáveis.

Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL - Fotografia de Exterior
© Thomas Jantscher

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rte de Lavigny 7, 1163 Etoy, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ateliês Socioeducativos / FWG ARCHITECTS SARL" [Socio Educational Workshops / FWG ARCHITECTS SARL] 14 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981803/atelies-socioeducativos-fwg-architects-sarl> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.