Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos

Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, AidoCasa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa, Viga, TerraçoCasa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Iluminação, VigaCasa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Fachada, Viga, PátioCasa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Mais Imagens+ 22

Birigui, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  459
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Art4, Portobello
  • Execução: Construloc - Marcos, Nathalia e Emerson
  • Cidade: Birigui
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Exterior, Porta, Janela, Fachada
© Daniel Santo Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um condomínio na cidade de Birigüi, interior de São Paulo, a Code House se destaca pela composição de suas entradas: uma principal, que dá acesso ao living e outra secundária, servindo de passagem pra área gourmet. Isso gera a ideia de duas residências individuais quando o observador vê a casa a partir da rua. A exigência do cliente era que criássemos uma área gourmet totalmente desvinculada do restante da construção. Realizar esse tipo de separação entre o corpo principal e espaço gourmet exige uma área considerável de terreno disponível para não deixarmos espaços estreitos e isso se torna um desafio quando projetamos em um condomínio fechado, tendo em vista que as normas construtivas não nos permitem aproveitar parte considerável do terreno.

Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim, Aido
© Daniel Santo Fotografia
Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Imagem 7 de 27
Planta
Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Fachada, Viga, Pátio
© Daniel Santo Fotografia
Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Iluminação, Viga
© Daniel Santo Fotografia

Para resolvermos essa questão utilizamos o conceito de casa pátio, inserindo o jardim como espaço livre, isso nos permitiu o desmembramento total desses ambientes. A volumetria resultante dessa divisão é perceptível desde a fachada através dos pórticos revestidos com diferentes materiais. As réguas de concreto em cinza claro foram produzidas in loco para enfatizar sua característica monolítica suavizando as nuances e trazendo uma atmosfera serena ao mesmo tempo que contrasta com a madeira. O vidro do piso ao teto que envolve o bloco do living e da varanda faz a integração visual para área externa que separa os dois ambientes. A jabuticabeira estrategicamente posicionada ao centro do gramado além de compor o paisagismo trás um jogo de luz e sombra mutável em diferentes momentos do dia, permitindo assim, conforto térmico mesmo em dias mais quentes.

Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Mesa, Viga, Terraço
© Daniel Santo Fotografia
Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Jardim, Aido, Pátio
© Daniel Santo Fotografia
Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Cadeira, Terraço, Pátio, Aido
© Daniel Santo Fotografia

Em seu interior os usuários encontram bastante flexibilidade de layout devido ao grande vão livre em seus espaços, assim, se torna possível a criação de múltiplos subambientes demarcados pelo mobiliário. As entradas das áreas íntimas e de serviço ficam ocultas por painéis de marcenaria que se dispersam nas paredes revestidas com o mesmo material.

Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, Cadeira, Terraço, Jardim, Pátio, Aido
© Daniel Santo Fotografia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Code / Bruno Brandini Arquitetos" 12 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981782/casa-code-bruno-brandini-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.