Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Escada, Janela, FlorestaCasa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, VigaCasa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, FachadaCasa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de ExteriorCasa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Mais Imagens+ 50

Alibag, Maharashtra, India, Índia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5000 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Niveditaa Gupta
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Great Estaren, Mahendra Doshi, The Big Piano, Vitrum, baro
  • Arquiteta Líder: Samira Rathod
  • Arquitetos Responsáveis: Jay Shah
  • Cidade: Alibag, Maharashtra, India
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Escada, Janela, Floresta
© Niveditaa Gupta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Todo projeto é uma resposta a vários parâmetros - alguns físicos, alguns metafísicos, alguns tangíveis e alguns intangíveis. Hoje a ideia de sustentabilidade é imperativa, mas sua definição tem muitas interpretações. Uma dessas respostas e interpretações é esta casa que chamamos carinhosamente de Casa de Experimentos Concretos.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Floresta
© Niveditaa Gupta

Qualquer cliente hesitaria em experimentar novas ideias e materiais para sua casa, mas não o proprietário desta casa. Um verdadeiro patrono; ele mesmo tendo estudado no MIT, uma mente progressista pensante com uma atitude em relação à inovação e uma compreensão de que o fracasso é apenas um dos muitos passos para o sucesso. Ele entende que o meio ambiente e seu cuidado é primordial que os custos para qualquer coisa nova não são quantificados em seu resultado direto, mas no que faz nos próximos anos e que a arquitetura é a mais alta forma de arte.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Niveditaa Gupta
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Imagem 50 de 55
Planta - Primeiro pavimento
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Madeira, Cadeira, Viga
© Niveditaa Gupta

Fui abençoada, não uma, mas duas vezes com este cliente, para quem esta é a segunda casa que construímos; a Casa de Experimentos Concretos. Para evitar ser pedante sobre uma descrição detalhada da casa, abaixo estão suas características salientes.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Niveditaa Gupta
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Imagem 49 de 55
Planta - Térreo
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Niveditaa Gupta

A Casa de Experimentos Concretos é um projeto residencial, localizado na cidade costeira de Alibaug, perto de Mumbai. Situada no sopé de Deotalai em Zirad, a casa fica no meio de um pomar de manga.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Cadeira, Viga
© Niveditaa Gupta

Conceito e planejamento-

1. No início do projeto foi decidido colocar a casa ao redor das árvores sem perturbar nenhuma delas, o que naturalmente levou a uma forma fragmentada sinuosa para a casa.

2. Um poço existente no terreno no local foi transformado em um pátio rebaixado em frente à casa. As árvores cultivadas no interior quase trazem a folhagem verde para dentro da casa.

3. A casa está planejada como um grande estúdio com apenas um quarto para o casal. Dois quartos de hóspedes estão empilhados em um prédio separado como um anexo da casa principal.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior
Courtesy of Samira Rathod Design Atelier
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Imagem 52 de 55
Nolli com claraboias

Paredes e Estrutura-

1. Paredes e estrutura são colocadas de modo a se tornarem elementos escultóricos, e não em uma grade particular. A casa é um grande espaço livre de colunas, um teto de concreto plano sem costura, sem paredes internas que atrapalham esse volume de concreto.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Niveditaa Gupta

2. Três grandes saliências inclinadas em balanço desafiam os conceitos de estabilidade estrutural. Elas são meticulosamente projetadas para oferecer sombra ao movimento externo ao redor da casa, mas também adicionar uma forma à casa que, de outro modo, seria plana.

3. As paredes da casa variam de 450mm a 1000mm de espessura. A espessura das paredes funciona como um isolante natural, tornando o interior da casa muito mais fresco do que o exterior.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Mesa
© Niveditaa Gupta
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Interiores
© Niveditaa Gupta

4. A espessura também permite aproveitar o volume das paredes para acomodar o armazenamento interno, janelas recuadas para impermeabilização e, neste caso, todo o sistema de refrigeração da casa.

5. Um método de resfriamento ativo que se inspira nas antigas formas de captar a brisa fresca nos espaços, este método de climatização aproveita a espessura das paredes, esculpindo pequenos dutos internos, que transportam o ar frio e o fazem circular através do grande volume da casa, por sua vez também resfriando as paredes em concreto.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Jardim
© Niveditaa Gupta
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Imagem 53 de 55
Climatização
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior
© Niveditaa Gupta

Materiais- Concreto : Reciclado : Experimental -

1. A casa é fiel a um material; que é o concreto moldado. As paredes táteis são todas moldadas com diferentes experimentos em concreto que conferem texturas específicas a cada uma delas. Os experimentos incluem concreto moldado com detritos; concreto projetado e concreto pigmentado.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Fachada
© Niveditaa Gupta

2. As paredes grossas da casa principal em concreto são moldadas com detritos do local para reduzir o uso de material e dar uma certa textura áspera quando as paredes são lixadas e acabadas. Os detritos incluem lascas de pedra, tijolos quebrados e, às vezes, grandes pedaços de resíduos de pedra embutidos nas paredes quase como uma relíquia.

3. O bloco de hóspedes é moldado em concreto rosa que é feito adicionando pó de tijolo. Isso dá uma leve cor de blush à essa área, contra o cinza frio da casa principal.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior
Courtesy of Samira Rathod Design Atelier
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Imagem 51 de 55
Planta - Pisos
Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Imagem 33 de 55
© Niveditaa Gupta

4. Os pisos são feitos a partir da reciclagem de resíduos em uma espécia de granilite. Kadappa preto, mármore branco, mármore rosa são usados em diferentes áreas em diferentes formas para fazer do piso uma grande obra de arte. Os pisos dos quartos e banheiros são feitos em pequenas lascas de azulejos quebrados colocadas no cimento, brilhando e refletindo a luz do sol e iluminando esses
espaços.

5. A luz é um material de construção muito importante em todo o nosso trabalho. A casa tem várias claraboias divertidas, todas de diferentes formas e tamanhos, mas todas estrategicamente posicionadas para captar luz durante o dia. Raios nítidos de luz destes caem no chão criando um jogo de luz e sombras por toda a casa.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Niveditaa Gupta

A casa de experimentos concretos é de fato um experimento em todos os seus aspectos, seu planejamento, construção, projeto estrutural, uso de materiais, jogo de luz e sombra e seus serviços. Os detalhes incorporados na arquitetura e nos interiores desta casa criam surpresas contínuas, tornando o espaço, de outro modo avassalador, muito íntimo e habitável.. A casa é aquela que não pode ser fotografada, mas um espaço que precisa ser encontrado e experimentado.

Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier - Fotografia de Exterior
© Niveditaa Gupta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Experimentos Concretos / Samira Rathod Design Atelier" [House of Concrete Experiments / Samira Rathod Design Atelier] 12 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981756/casa-de-experimentos-concretos-samira-rathod-design-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.