Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD

Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, CorrimãoCasa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: SOGO AUD
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  147
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, AutoDesk, Cera Trading, Daiko, Fritz Hansen, LIXIL , Panasonic, Robert McNeel & Associates, Sanwa
  • Arquitetura: SOGO AUD, Akira Sogo, Mami Sogo, Akane Fujimori
  • Engenheiro Estrutural: Wataru Shimokubo
  • Projeto Estrutural: On Studio Structural Engineer Inc.
  • Cidade: Hachioji
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Exterior, Janela
Cortesia de SOGO AUD

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa coletiva construída para um grupo de pessoas com deficiências intelectuais sobre o desfiladeiro de uma colina.  Quatro pessoas vivem nela enquanto recebem assistência de cuidadores. A arquitetura foi pensada para configurar uma vida melhor aos usuários, e cada elemento é projetado não apenas com intuito estético, mas também funcional.

Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Interiores, Viga, Janela, Corrimão
Cortesia de SOGO AUD
Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Imagem 24 de 26
Diagrama Axonométrico
Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
Cortesia de SOGO AUD

O lote está localizado em uma encosta norte não muito ensolarada  A seção transversal do edifício busca a luz solar e ventilação. Além disso, para atender ao padrão do edifício como uma instalação de bem-estar, a estrutura foi embutida na encosta para garantir o acesso em nível a partir da estrada.  A grande janela, ligeiramente mais alta do que o nível dos olhos, voltada para a face norte ilumina a linha de visão das pessoas que circulam pela cidade, criando uma atmosfera constantemente aberta em ambos os mundos através da janela. À noite, as luzes vazam iluminando as ruas anteriormente escuras como lanternas.

Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
Cortesia de SOGO AUD
Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Imagem 18 de 26
Planta Primeiro Pavimento
Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão, Viga
Cortesia de SOGO AUD

A estrutura consiste em um sistema híbrido de concreto e madeira. O muro de arrimo sobe para ser o muro de divisa, e o piso é estruturado de vigas de madeira. Ao minimizar as lajes de concreto, o suporte da cofragem da construção e a ponte térmica são reduzidas. No segundo pavimento, um degrau como um banco é inserido na sala privativa, e o acabamento do piso é alterado para que os moradores possam sentir o aconchego.  A luz que vaza do vão à noite conecta suavemente o pavimento superior ao inferior, e o cuidador do primeiro andar pode observar o ritmo de vida dos moradores do segundo andar, o que é essencial para o funcionamento da casa. As escadas são suspensas por hastes de aço que servem como cercas para a prevenção de quedas. 

Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Exterior
Cortesia de SOGO AUD
Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Imagem 20 de 26
Corte 1

Essas ideias foram refinadas como a forma ideal da arquitetura através de pesquisas de instalações semelhantes e entrevistas com os cuidadores. Pequenas instalações de bem-estar social foram esquecidas pelos arquitetos, embora os assistentes sociais acreditem seriamente no poder do design.

Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD - Fotografia de Exterior, Urbano, Janela
Cortesia de SOGO AUD

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Coletiva Hill Pass / SOGO AUD" [Group Home on Hill Pass / SOGO AUD] 15 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981724/casa-coletiva-hill-pass-sogo-aud> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.