Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno

Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Exterior
© Joaquin Portela

Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Exterior, Viga, CorrimãoCasa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Corrimão, VigaCasa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Viga, CadeiraCasa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaCasa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Mais Imagens+ 31

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  98
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias :Joaquin Portela,
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluar, Barbieri, Durlock, FV, Isover, Roca
Mais informaçõesMenos informações
Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Exterior
© Joaquin Portela

Descrição enviada pela equipe de projeto. A chegada aos pampas do grande plano horizontal que adentra o mar gera um efeito contrário, que é a presença de uma duna que se insere até 1km acima do território litorâneo. Nesse sentido, a presença de urbanizações impede o movimento natural da areia, produzindo diferentes problemas ao longo da costa que encurtam a superfície útil da praia ao longo do tempo. No caso de Balneário Reta, o acúmulo de sedimentos contra a floresta costeira plantada pelo homem produziu, em algumas décadas, o crescimento de uma duna que pode atingir até 12 metros de altura, gerando uma barreira natural que separa a cidade da praia.

Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Joaquin Portela
Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Joaquin Portela

Localizada na floresta imediatamente atrás do paredão de areia, a casa é gerada a partir da premissa de unir os dois lados e obter um espaço de convivência com vista para o mar. A obra é apresentada como uma peça estereotômica de 7 metros em uma lateral sustentada por uma estrutura de palafitas que se funde com a verticalidade da mata inferior. Neste sentido, a casa desaparece na sua relação com a urbanização envolvente e a caixa superior que emerge da copa das árvores só pode ser distinguida desde a duna superior.

Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Corrimão, Viga
© Joaquin Portela
Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Viga
© Joaquin Portela
Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Imagem 27 de 36
Plantas
Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Interiores, Janela
© Joaquin Portela
Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Exterior
© Joaquin Portela

Desta forma, eleva-se do solo, deixando livre o desenvolvimento natural da duna costeira, permitindo atividades à sombra da floresta durante o verão. Num primeiro nível, gera-se o acesso e localizam-se os espaços privados, íntimos pela sua proximidade ao paredão de areia ou à floresta envolvente. Acima estão os espaços comuns que se expandem para um terraço sobre a duna com vista para o mar e é protegido dos ventos, controlando também o conforto térmico do nível superior.

A casa relaciona-se com o solo através de rampas e pontes que ligam o nível inferior ao superior e servem de contraventamento estrutural da peça arquitetônica. Desta forma, consegue-se vista para um mar distante porque as encostas e a largura da duna acima da casa não permitem vê-la desde a praia, tornando-a apenas parcialmente descoberta onde ocorrem os movimentos naturais que sinalizam os caminhos de chegada como a ponte, potencializando sua condição intrínseca de promenade. Os espaços são resolvidos a partir da modulação de 3 e 4 metros na horizontal e na vertical, poupando ao máximo os cortes dos seus elementos construtivos.

Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Imagem 26 de 36
Planta - Implantação
Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno - Fotografia de Exterior
© Joaquin Portela

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Dunas / AToT - Arquitectos Todo Terreno" [Casa del médano / AToT - Arquitectos Todo Terreno] 07 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981448/casa-das-dunas-atot-arquitectos-todo-terreno> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.