Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos

Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Bancada, Iluminação, Viga
© Fabio Jr Severo

Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de InterioresRestaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, VigaRestaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Cozinha, IluminaçãoRestaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de InterioresRestaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Mais Imagens+ 17

  • Arquiteto Líder: Felipe Kaspary, Paula Dilli, Rodrigo Reche, Guilherme Ramos
  • Cidade: Itajaí
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Bancada, Viga
© Fabio Jr Severo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvido em paralelo a criação da marca, o conceito e projeto de interiores reside na ideia de “Gema”, que está presente em todos os aspectos do restaurante, no cardápio e cotidiano, no sentido figurativo assume o significado de origem, daquele que é natural de uma localidade. Situado na praia Brava, Itajaí – SC, o projeto parte a uma resposta a esta conceituação, em suas formas, nas tonalidades e suas materialidades.

Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Fabio Jr Severo

O desenho orgânico presente no layout do restaurante, é uma resposta estética que identifica o conceito e também auxilia na circulação dos clientes e funcionários. O restaurante tem seu interior parcialmente monocromático, a coloração amarela assimilada ao nome “Gema”, utilizada de maneira uniforme, direciona a atenção do observador às formas curvas do projeto, presentes no mobiliário, escada, forro, piso e também confere identidade ao espaço.

Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pilar
© Fabio Jr Severo
Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Prateleira, Iluminação
© Fabio Jr Severo
Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Fabio Jr Severo

O espaço interno do “Gema” recebe os clientes com uma grande mesa compartilhada, também com desenho curvo e assinado pelos escritórios responsáveis ao projeto, logo após o balcão de atendimento do café ganha destaque e estabelece a transição entre as mesas e o buffet ao fundo. O mobiliário curvo que ampara o buffet, orienta um circuito para o usuário, e também atende as funções de estoque e vestiário.

Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Fabio Jr Severo
Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Madeira
© Fabio Jr Severo

Para atender o programa, o pé direito duplo foi ocupado com um mezanino para uso da cozinha industrial, com seu acesso marcado por uma escada metálica em formato caracol junto ao balcão central, evidenciando o núcleo de serviço. Também foi projetado um acesso lateral ao restaurante, restrito ao fluxo de funcionários e mercadorias.  

Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Imagem 21 de 22
Perspectiva isométrica

O espaço externo e de acesso público ao restaurante, antes ocupado com duas vagas para estacionamento, foi liberado e qualificado a um novo uso, uma praça com uma ocupação que convida os clientes a estar mais próximos a rua e as experiências urbanas que ali ocorrem. Este espaço se torna a ampliação da área de atendimento e acolhe um jardim, sendo mais convidativo e atraente aos transeuntes.

Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Cadeira
© Fabio Jr Severo

A materialidade pensada também no aspecto litorâneo e utilização pós praia, adotou o piso em pedra natural, que responde a durabilidade, manutenção e também correlaciona o ambiente interno ao externo, efeito reforçado com a adição de uma canaleta com pedras seixo que acompanha e direciona o percurso.  As paredes receberam uma textura feita em loco; mistura de massa acrílica, tinta, areia e pó de brita, dando continuidade, o mobiliário também foi aplicado textura semelhante, trazendo um aspecto natural e sensorial. As mesas do restaurante foram produzidas em granilite com composição de pedrarias feita especialmente para o projeto.

Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Viga
© Fabio Jr Severo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Itajaí - Volta de Cima, Itajaí - SC, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Gema / Térreo Arquitetos + Studio Guilherme Ramos" 05 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981431/restaurante-gema-terreo-arquitetos-plus-studio-guilherme-ramos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.