Biblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau

Biblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Fotografia de Exterior, Janela, Urbano
© Sandis Radziņš

Biblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Fotografia de Exterior, JanelaBiblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Fotografia de Exterior, Janela, JardimBiblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, Pilar, TerraçoBiblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Fotografia de InterioresBiblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Mais Imagens+ 25

  • Uso: Biblioteca, Registro de casamento, Centro de conferências
  • Cidade: Ogre
  • País: Letônia
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim
© Madara Gritāne

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova biblioteca comunitária de Ogre foi inspirada nas principais características do balneário da cidade, destacando-se a beleza crua da floresta e do rio combinada ao aconchego das pequenas casas históricas de veraneio feitas de madeira e com telhados inclinados. O terreno do novo edifício foi cuidadosamente escolhido para preservar o máximo possível de cobertura florestal natural. A ideia do novo edifício ficar atrás das árvores e fazer com que os usuários olhem através delas remete a natureza tímida e introvertida das pessoas da Letônia.

Biblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Fotografia de Exterior, Janela
© Madara Gritāne

O edifício foi projetado não tanto como uma instituição, mas mais como um local público aberto para a comunidade e os visitantes conhecerem, se informarem e relaxarem. O novo centro abriga uma biblioteca com diferentes salas de leitura e de trabalho, uma vasta biblioteca infantil, uma biblioteca separada para jovens, uma espaçosa sala de conferências com terraço e sala para crianças, um aconchegante café para atividades de verão ao ar livre que contempla desde a biblioteca e até o cartório de registro civil com salão de cerimônia de casamento. Estruturas de telhado inclinadas ajudam a definir espacialmente essas funções separadamente.

Biblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Fotografia de Interiores
© Madara Gritāne

Para entender melhor as necessidades desse projeto complexo, muitos grupos de usuários diferentes foram envolvidos no processo de brainstorming e projeto desde o início. Os designers foram a escolas próximas, organizações juvenis e centros culturais locais e até organizaram uma pesquisa no grupo local do Facebook para mães. Muitas ideias diferentes, como uma área especial para brincar destinada a bebês com sala de cuidados e amamentação próximas e uma parede de escalada transversal na sala de jogos das crianças foram introduzidas. No segundo andar do átrio central começa um corredor branco cerimonial. No final dela, há um salão de cerimônias com uma grande parede de vidro contínua voltada para a floresta ao norte. A natureza sempre desempenhou um papel central na cultura tradicional da Letônia e assim o faz neste salão.

Biblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Imagem 30 de 30
Axonométrica

Um elemento especial no edifício são as janelas do segundo andar. Elas foram projetadas como grandes bancos de madeira compensada com possibilidade de receber estofamentos removíveis, luz regulável e uma cortina translúcida. Os visitantes podem fechar as cortinas e criar sua própria cabine de leitura confortável com vista para a floresta. O edifício tem sua estrutura de madeira com uma estrutura de telhado de armação de metal. A madeira permitiu misturar-se no contexto local e agregar valor emocional e ambiental. As paredes estruturais são feitas de painéis CLT, já as colunas, vigas e painéis de piso são GLT para possibilitar a construção vãos maiores.

Biblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, Pilar, Terraço
© Madara Gritāne

A fachada é revestida com lariço claro no primeiro andar e com zinco escuro no segundo andar e cobertura, seguindo a divisão tradicional dos edifícios locais. Partes da construção em madeira clara expostas podem ser vistas no interior. O segundo andar tem painéis suspensos de madeira de pinho com espaço atrás para comunicações. Tapetes de mosaico de cores pastéis suaves, peitoris estofados e estantes convidam os visitantes a se sentirem em casa.

Biblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau - Fotografia de Interiores, Janela
© Madara Gritāne

Para aquecimento e refrigeração do edifício, existem bombas de calor com contorno externo no reservatório do sistema de esgoto central da cidade. A eletricidade para as bombas de calor é produzida com um campo de painéis solares no pátio acima do estacionamento. A água da chuva do telhado é coletada e usada para regar as paredes verdes com uma função de biofiltro de ar no átrio. Há um painel com dados ao vivo e animações explicativas sobre os inovadores sistemas construtivos instalados no átrio.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ogre, Ogres pilsēta, Letônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Central e Cartório de Ogre / PBR Architects Bureau" [Ogre Central Library and Marriage Registry / PBR Architects Bureau] 09 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981428/biblioteca-central-e-cartorio-de-ogre-pbr-architects-bureau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.