Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio

Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Exterior, Jardim, FlorestaSala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Exterior, JanelaSala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Interiores, VigaSala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de ExteriorSala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Mais Imagens+ 15

Lekawada, Gujarat 382042, India, Índia
  • Arquitetos: BandukSmith Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sachin Bandukwala
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asian Paints, Asian Steel, Dezeen Creations, Domal, Greenlam, Gujarat Guardian Glass, Hybec, Kadappa Stone, Kerakoll, Onduline, Pine
  • Arquitetos Líderes: Sachin Bandukwala, Melissa Smith
  • Equipe De Projeto: Nabajyoti Dutta Choudhury, Rupal Rathore
  • Arquitetos: BandukSmith Studio
  • Consultoria Estrutural: StrucArt Design Consultants
  • Empreiteira: Dezeen Creations
  • Carpintaria: Omprakash Suthar
  • Cidade: Lekawada, Gujarat 382042, India
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Exterior, Jardim, Floresta
© Sachin Bandukwala

Descrição enviada pela equipe de projeto. No campus da Força de Segurança de Fronteiras (Border Securtiy Force, BSF) de Gandhinagar, a Sala de Leitura Swadhyay foi projetada para as crianças da enfermaria da BSF e fica situada em uma bela área verde. Simulando a antiga tradição ashram de estudar sob as árvores, a forma simples e direta, tanto em termos de seu arranjo espacial quanto estrutural, adiciona uma camada de cobertura à paisagem. O projeto de 160 metros quadrados foi construído em um curto espaço de dez semanas, graças à dedicação da equipe de construção e a um projeto otimizado para uma construção rápida.

Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Exterior, Janela
© Sachin Bandukwala
Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Imagem 17 de 20
Planta
Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Sachin Bandukwala

O edifício é composto por duas partes: um térreo sólido e articulado e uma sombra excêntrica leve, tradicional e moderna. O base de tijolos revestido com pedras kadappa mantém os usuários próximos ao solo, fundindo-se com mesas e bancos fixos. Uma cobertura ventilada fica no topo de uma estrutura de aço, com beirais estendidos para proteger a base, e uma série de tubos de controle climático geotérmico puxam o ar resfriado pelas camadas inferiores do solo para manter a temperatura próxima do ideal. Além disso, um mezanino flutua sobre estantes de cores vivas acessadas através de uma escada dissimulada. Pranchas de madeira cercadas com redes de corda para uma leitura descontraída aumentam o caráter lúdico do espaço. À medida que o crepúsculo se aproxima, o espaço vívido interior revela-se através dos planos de vidro, convidando as crianças a entrar e praticar a leitura.

Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Interiores, Escada
© Sachin Bandukwala

Estratégias ambientais e de conforto:

1. A estrutura utiliza tubos geotérmicos que climatizam o ar através do solo, mantendo o interior da estrutura fresco. Trata-se de um sistema simples que usa um ventilador para extrair ar fresco através de uma entrada estendida que passa três metros no subsolo, resfriando o ar por convecção passiva à medida que se desloca pelo tubo.

2. Descansando sob as copas das árvores, a sala de leitura está localizada de modo que a camada adicional de sombra possa aumentar a eficácia das estratégias de resfriamento passivo no edifício. Isso permite o desempenho máximo do edifício, diminuindo gastos referentes à climatização.

Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Interiores
© Sachin Bandukwala
Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Imagem 19 de 20
Corte
Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Interiores, Viga
© Sachin Bandukwala

3. A cobertura usa um sistema de telhado montado que permite que a estrutura seja leve e, portanto, use menos material em geral, enquanto ainda oferece um bom desempenho de impermeabilização e controle de temperatura melhor se comparado a telhado padrão de chapas de aço galvanizado.

4. O aço é usado como sistema estrutural primário, que forma a base de um sistema de construção montado. Isso permite uma construção rápida, minimiza o uso de material e permite alterações futuras sem danificar a estrutura original.

5. A proporção e a posição da ventilação com persianas canalizam o ar para uma ventilação cruzada eficaz, que ajuda a manter a temperatura interior ideal através de métodos passivos.

6. A janela em fita no alto garante a ventilação por efeito chaminé, que aumenta as entradas de ar pelas persianas e cria uma corrente de convecção para circulação de ar, resultando na exaustão de ar quente na parte superior do espaço.

Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Exterior
© Sachin Bandukwala
Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Imagem 20 de 20
Axonométrica explodida

7. O edifício foi projetado para uma área de ocupação mínima, usando um loft bem ventilado para maximizar o espaço útil no edifício e minimizar a área total construída.

8. A base escalonada é construída em pedra calcária, que possui alta capacidade de resfriamento. A integração à base faz com que a frieza da pedra, que ocorre devido a sua conexão com a massa térmica do solo, aumente o conforto térmico através do resfriamento suave e das propriedades condutivas da pedra.

Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Exterior
© Sachin Bandukwala

9. Os beirais longos se estendem sobre as aberturas para proteger as janelas do calor do sol durante o dia.

10. Embora sejam protegidas da luz solar direta, o uso abundante de janelas, aliado às superfícies de parede claras aproveita a luz natural indireta durante o dia, reduzindo seu consumo de energia para iluminação.

Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio - Fotografia de Exterior
© Sachin Bandukwala

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lekawada, Gujarat 382042, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sala de Leitura Swadhyay / BandukSmith Studio" [Swadhyay Reading Room / BandukSmith Studio] 06 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981264/sala-de-leitura-swadhyay-banduksmith-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.