Casa Maria Rosa / VAGA

Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Aido, PátioCasa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraCasa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Interiores, Iluminação, Fachada, VigaCasa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de ExteriorCasa Maria Rosa / VAGA - Mais Imagens+ 29

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: VAGA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Carolina Lacaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Móveis Lef, Ulimax
  • Arquiteto Líder: Fernando O’Leary, Pedro Domingues e Pedro Faria
  • Desenvolvimento Arquitetura : Gabriela Inomata, Tali Liberman
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Exterior, Janela, Jardim, Aido
© Carolina Lacaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em uma vila de casas geminadas no coração do bairro do Itaim, em São Paulo, a casa se coloca como uma situação inusitada inserida em um dos maiores centros comerciais do mundo. Nesse cenário, o projeto foi concebido a partir do desejo de fundação de um refúgio urbano, em que a residência, ainda que situada num contexto urbano denso e movimentado, fosse capaz de proporcionar uma atmosfera de paz e tranquilidade à moradora e seus convidados, potencializando os espaços de convívio e a relação com o quintal ao fundo do lote.

Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Interiores, Fachada, Jardim, Aido
© Carolina Lacaz
Casa Maria Rosa / VAGA - Imagem 25 de 34
Pavimento térreo
Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Carolina Lacaz
Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Janela, Bancada, Madeira, Viga
© Carolina Lacaz
Casa Maria Rosa / VAGA - Imagem 29 de 34
Corte B
Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Janela, Mesa, Cadeira, Viga
© Carolina Lacaz
Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Interiores, Cozinha, Pia, Bancada, Viga
© Carolina Lacaz

A busca pela não-descaracterização da natureza original da construção e da integralidade do conjunto em que a casa está inserida orientou uma proposta concebida a partir de intervenções singelas, tendo como objetivo incrementar a construção existente através de ações pontuais para readequação de usos, a fim de atender as necessidades da cliente do ponto de vista funcional. Além disso, mostrou-se oportuno associar novas qualidades aos espaços existentes: promover maior entrada de luz natural, maior integração visual e física com o jardim, a reconfiguração da circulação vertical e das áreas molhadas, além da construção de um anexo dedicado à lavanderia.

Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Interiores, Iluminação, Fachada, Viga
© Carolina Lacaz

Desta forma, a casa desenvolve-se em três pavimentos, contando com um único acesso realizado pelo andar intermediário, onde foi projetada a extensão da laje para acomodar uma sala de estar próxima à entrada, além de uma cozinha ao fundo, com vista para o jardim. A comunicação com o andar inferior era previamente feita através de uma escada externa que foi suprimida e relocada para dentro da projeção do corpo principal da edificação.

Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Carolina Lacaz

Esta atitude valorizou o espaço externo e a iluminação do pavimento inferior, que conta com um espaço de trabalho, jogos, sala de televisão e um pequeno banheiro. A ampliação do espaço externo neste pavimento foi uma premissa inicial de projeto, para que ainda que num pequeno lote a casa proporcionasse um espaço de estar ajardinado, condição rara em uma metrópole como São Paulo. No andar superior, de caráter mais íntimo, foram tomadas apenas ações pontuais para repaginação dos acabamentos dos dois quartos e banheiro.

Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira, Aido, Pátio
© Carolina Lacaz
Casa Maria Rosa / VAGA - Imagem 28 de 34
Corte A
Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Exterior, Jardim
© Carolina Lacaz

Tendo em vista os objetivos iniciais e o conceito proposto, foram utilizados elementos capazes de enaltecer a simplicidade e a rusticidade presentes no imóvel original, fazendo uso de materiais preexistentes associados a um desenho e estética contemporâneos, principalmente através do uso do tijolo, do concreto armado e da madeira. Assim, neste projeto, a arquitetura e sua materialidade despertam memórias afetivas em seus ocupantes, criando um senso de pertencimento e aconchego em meio a um cenário invariavelmente urbano.

Casa Maria Rosa / VAGA - Fotografia de Exterior
© Carolina Lacaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Maria Rosa / VAGA" 29 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981228/casa-maria-rosa-vaga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.