Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida

Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, Janela, Arcada
© Josefa Searle

Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Arco, ArcadaEstação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, JanelaEstação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fachada, Janela, ArcoEstação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Arcada, Pilar, ArcoEstação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Mais Imagens+ 33

  • Equipe De Projeto: Ana Mafalda Lacerda, Gonçalo Pereira, Fernando Freire, Pedro Fagundes Herman, Hugo Ferreira, Beatriz Cottinelli
  • Cliente: Associação de Turismo de Lisboa
  • Fiscalização: Pórtico Gabinete de Engenharis
  • Construção: ABB - Engenharia e Construção
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
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Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Arco, Arcada
© Josefa Searle

“Construída sobre o terreiro do cais, colada ao tecido urbano pombalino tão fortemente estruturado e caracterizado, a estação devia constituir, no entanto, um edifício isolado, sem uma articulação física com essa envolvente. A carga histórica do local reforçava o significado de que a função se revestia, porta de passagem entre a cidade e o rio, um local de partida de navegações, de partida para o além-Tejo.

Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Arcada, Pilar, Arco
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Como se sublinhava também, “merec[era] especial atenção a solução do problema relativamente delicado do aspecto a dar ás fachadas, dêste edifício em situação muito especial, dada a sua proximidade do Terreiro do Paço”. Para Cottinelli Telmo, “o edificio ter[ia] esse carácter moderno em que, banida tôda a decoração sentimental e inutil, fica quasi apenas um jogo de volumes e de lisos em que falam principalmente a lógica de construção e as proporções”. A nova estação devia evidenciar a natureza da sua construção, exprimir a sua função e a sua época. Cottinelli considerava que a “melhor maneira de fazer realçar as belezas do Terreiro do Paço [seria] por contraste e não por concorrência”.

Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, Janela
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Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores
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O volume com uma absoluta elementaridade, definia um espaço amplo, permitindo a passagem entre o cais de embarque e a cidade, dando acesso às diversas funções a cumprir - salas de espera, compra de bilhetes, despacho de bagagens - instaladas em cabines isoladas no seu interior, ou nos volumes anexos, a um e outro lado. A rigorosa modulação da estrutura de betão, os grossos pilares e as pilastras que lhes correspondiam, as vigas que suportavam a cobertura em retículas sobrepostas, determinavam os ritmos e os motivos fundamentais de animação do espaço.

Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores
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Empregando um recurso formal típico das Art Déco, as superfícies eram animadas ritmicamente de modo abstracto, em planos escalonados que sublinhavam as direcções fundamentais - horizontais e verticais - e as curvas dos grandes vãos. Os lampiões geométricos, colocados sobre os coroamentos em pirâmide do corpo principal, constituiam uma afirmação de urbanidade. Em contraste, os acabamentos interiores recebiam a aplicação de materiais nobres. Grandes placas de mármore em cores e texturas contrastantes e as grades metálicas de desenho ornamental geométrico asseguravam um efeito decorativo, de um luxo moderno e sóbrio.” - Martins, João Paulo - Cottinelli Telmo, A Obra do Arquitecto (1897-1948).

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Planta baixa
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Corte 1

A Associação de Turismo de Lisboa teve como principal objectivo programático repor a função original de estação fluvial.

Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Iluminação, Pilar
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A intervenção foi pautada por princípios de conservação, restauro e reinterpretação dos elementos caracterizadores do projecto original de 1928-32.

Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Viga, Aço
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Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fachada, Janela, Arco
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Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, Porta, Tijolo, Fachada, Concreto, Janela
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Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Iluminação, Pilar
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Dos espaços e elementos emblemáticos, que se conservaram e restauraram, salientamos: as pedras naturais de revestimento dos pavimentos e dos paramentos; do átrio principal; o jogo moderno de elementos compositivos em arestas vivas de reboco nas fachadas; as palas norte e sul em betão, ferro e vidro; os vãos exteriores, em ferro pintado e vidro; e os painéis azulejares pertencentes ao átrio principal e antigas salas de embarque.

Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores
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Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
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Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Imagem 30 de 38
Implantação
Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior
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Com a equipa A2P – Estudos e Projectos, foi desenvolvida uma solução de reforço estrutural para melhoramento do desempenho anti-sísmico, que preservasse as características patrimoniais. 

Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida - Fotografia de Exterior, Fachada, Arcada
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Endereço:Av. Infante Dom Henrique 1, 1100-105 Lisboa, Portugal

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Cita: "Estação Sul e Sueste / Ana Costa, arquitectura e design Ida" 03 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981208/estacao-sul-e-sueste-ana-costa-arquitectura-e-design-ida> ISSN 0719-8906

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